Na última quarta-feira (8/9), o santista Leco Salazar levou o público na praia de Ibiraquera, Imbituba (SC), ao delírio nas disputas finais do Stand Up World Tour no Mormaii Ibiraquera Wave Contest 2010.
Em um dia de ondas perfeitas, com mais de 2 metros na série, foram realizadas as quartas-de-final, semifinais e a grande final.
As disputas começaram bem cedo em Ibiraquera. Na primeira bateria das quartas, o líder do Circuito Mundial de sup, Peyo Lizarazu, venceu e se classificou para a próxima fase com o brasileiro Carlos Bahia, segundo colocado.
Na segunda bateria, o havaiano Garret McNamara não achou boas ondas e foi eliminado do evento junto com o baiano Robertinho Vieira. Avançaram nesta disputa o francês Antonie Delpero e Guillaume Bourligueux, do Tahiti.
Dobradinha havaiana no terceiro confronto, com Robin Johnston em primeiro e Ikaika Kawai em segundo. Ambos deixaram para trás o atleta Alexandre “Magrinho” Takeo e o francês Xabi Laffite.
Última bateria das quartas com dois brasileiros – Kauli Seadi e Leco Salazar – enfrentando a sensação do mundial, o jovem de 15 anos Kai Lenny, do Hawaii e o taitiano Tama Audibert.
Leco e Kai revezaram-se na primeira colocação e no final melhor para Lenny, que venceu. Kauli não encontrou boas ondas nesta disputa e terminou em quarto lugar.
Na primeira semifinal, os franceses Peyo Lizarazu e Antonie Delpero mostraram muita consistência na escolha das ondas e garantiram as duas primeiras vagas na final. Foram eliminados o brasileiro Carlos Bahia e o taitiano Guillaume Bourligueux.
Na outra semi, Leco Salazar já buscava um bom posicionamento ao lado da ilha do Batuta. Ali ele achou as melhores ondas da série e dominou todo o segundo confronto da semifinal. A briga era pela segunda vaga na final, que ficou com o jovem havaiano Kai Lenny.
Um breve intervalo para descanso e em seguida os atletas foram para a água. A torcida se posicionou bem próximo a canal. O atleta Carlos Bahia levou a bandeira do Brasil para frente do canal, em um gesto de incentivo ao amigo Salazar.
Leco não decepcionou e na grande final não deu chance alguma aos oponentes, liderando de ponta a ponta a bateria. A cada manobra a galera na praia gritava e aplaudia e o clima em Ibiraquera era de muita alegria.
O havaiano Kai Lenny começou a bateria na última colocação, mas em duas boas ondas virou o resultado a seu favor, terminando em segundo colocado geral. Os franceses Antonie Delpero e Peyo Lizarazu ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Muito emocionado, Leco foi carregado pelos amigos da praia até o pódio e lá agradeceu.
“Obrigada a toda a minha família, meu pai que sempre me incentivou a surfar e a todas as pessoas que trouxeram palavras de incentivo hoje para mim, sem isso eu não teria conseguido. Eu não sei fazer outra coisa na vida que não seja surfar, vou fazer isso até morrer. Estou muito feliz com esse título e quero poder competir ano que vem em todo o circuito mundial de stand up”, comemora o grande campeão da etapa.
Eduardo Nedeff, vice-presidente da Mormaii, empresa que também patrocina o atleta, atendeu o pedido do atleta e disse que em 2011 a empresa vai possibilitar que ele corra em todas as etapas do Stand Up World Tour.
Finalizadas as disputas do SUP, agora só restam as baterias finais do kitesurf, que foram prorrogadas até esta quinta-feira.
O evento é transmitido ao vivo pelo site Ibiraquera Wave Contest.