Por Fábio Maradei
Com a chance de assumir a liderança do ranking, em busca do bicampeonato, o santista Leco Salazar embarca nesta sexta-feira para Los Angeles, Califórnia/EUA, para a disputa da 3ª etapa do Circuito Mundial de Stand Up Paddle Wave. A competição será disputada no tradicional pico de Huntington Beach, entre os dias 17 e 23. “Vou com o pensamento de vitória e para brigar pelo bi mundial. Posso até voltar como líder do ranking, dependendo da minha colocação”, afirma o surfista.
Depois de um início abaixo do esperado, amargando apenas a 19ª posição na abertura do Circuito, no Havaí, Leco deu a volta por cima, vencendo “em casa” na etapa de Ubatuba, ocupando atualmente a oitava posição no Circuito. “Vou usar essa primeira disputa como meu descarte no ranking. Então, essa etapa na Califa é muito importante para subir”, ressalta Leco, que viaja acompanhado de seu irmão caçula, Matheus Salazar.
“Ele está evoluindo bastante e vai dar trabalho. O meu pai sempre nos dá dicas importantes, muito apoio e viajando com o meu irmão, podemos nos ajudar”, diz o atual campeão mundial profissional de SUP Wave, vice em 2011 e campeão brasileiro em 2010, também referindo-se ao pai, o lendário Picuruta Salazar.
Com a consciência de que o titulo mundial transformou a sua vida, o atleta de 25 anos explica que as cobranças cresceram, mas também o retorno é maior. “Entro com um peso a mais por ser o atual campeão e feliz por ter chegado nesse nível. Acho que todos querem assistir a um campeão mundial nas competições. Minha imagem cresceu bastante nas mídias sociais. Meus patrocinadores estão mais confiantes, me valorizando mais”, ressalta.
“Estou vivendo muito bem hoje, graças ao SUP. Acredito que isso é mérito de muito treino e dedicação”, acrescenta Leco, destacando que a preparação para se manter no topo também aumentou. “A vida me cobra mais preparação física e muito treinamento. Hoje também faço natação, pilates e funcional”, conta o atleta patrocinado por HD – Hawaiian Dreams, Pranchas New Advance, Mormaii, Condominium, Fupes, X1 Áudio, Okumura Temakeria, Scarfins, Freestyle e Espaço Movimento – Trainner Academia.
Segundo ele, na verdade, cada treino complementa o outro. “Nessa fusão, cada um tem a sua finalidade. Na natação, visamos mais a parte aeróbia. No pilates, mobilidade, flexibilidade e concentração. E o treinamento funcional serve para a resistência muscular”, explica Leco, agradecendo aos treinadores Márcio Valente e Antonio Edson Basaglia, o Dedi.
Vale lembrar que este ano, além das duas etapas do Circuito Mundial, Leco disputou um evento especial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. “Foi numa piscina de ondas, um lugar totalmente diferente do cenário do surf. Estávamos no meio do deserto. Foi uma experiência única”, recorda o atleta, que terminou em quinto lugar.
Título mundial vale homenagem no Festival de Praia Ecovias no dia 12 de outubro
O título mundial de SUP Wave conquistado pelo santista Leco Salazar em 2012 continua rendendo homenagens. Uma das principais será realizada no dia 12 de outubro, justamente nas ondas do Quebra-Mar, em Santos, onde ele aprendeu a surfar e até hoje utiliza como local de treinos. Em sua sétima edição consecutiva, o Festival de Praia Ecovias terá um formato diferente, tendo como destaque uma “Expression. Session”, uma bateria valendo a manobra mais radical, homenageando o campeão do Mundo.
“Serão 12 atletas no masculino e quatro no feminino, todos convidados pelo Leco. Vamos aproveitar o Festival Ecovias para enaltecer esse grande feito por um brasileiro, ainda mais que o evento é realizado em Santos”, destaca o idealizador e organizador do Festival, Rico de Souza, que a cada edição busca inovar o formato, porém sempre tendo como grande “pano de fundo” a tentativa de quebra de recorde mundial do maior número de surfistas numa mesma onda.
“Nosso recorde era de 100 surfistas descendo a mesma onda, mas foi quebrado pela África do Sul, com 110 pessoas. Para recuperar o recorde para o Brasil, pretendemos colocar cerca de 200 pessoas dentro d’água. Venham todos participar dessa grande festa e quebrar juntos esse novo recorde”, destaca Rico.
O Festival de Praia Ecovias já se tornou uma tradição e, assim como no ano passado, reunirá os surfistas, praticantes de stand up e simpatizantes para promover uma grande festa em prol do meio ambiente, alertando a população para os problemas causados pelo aquecimento global. Além da Expression Session e da tentativa de recorde, o evento contará com um Passeio/Regata Onda Limpa, com percurso de três quilômetros, com início e chegada no Quebra-Mar.