Eduardo Argento

Legend é homenageado

0

No último domingo, aconteceu na divisa de Santos com São Vicente, a homenagem ao Eduardo Argento, falecido no mês passado. Dudu e o irmão Carlos foram os fundadores da Twin, uma das pioneiras no mercado de surf shop no Brasil.

 

A comunidade do surf da região se mobilizou sob o comando do mestre Ronaldo Serapião, que, acompanhado da família Argento, organizou uma linda cerimônia havaiana para homenagear essa grande lenda do surf brasileiro.

 

Além dos amigos e admiradores, marcaram presença outras personalidades, como Picuruta Salazar e Cisco Araña, além, é claro, do irmão gêmeo Carlos Argento.

 

A paixão dos irmãos Twin pelo surf se deu no início dos anos 60. A partir daí os gêmeos construíram uma prancha de madeirite e passaram a descobrir o surf, que nunca mais deixaram de lado, fazendo do esporte seu sustento e filosofia de vida. Surgindo então a famosa Twin.

 

Dudu e Carlinhos já eram fabricantes antes mesmo de montarem a loja, terceirizando as estampas e vendendo as camisetas e outros produtos no apartamento que moravam. Em 1971 abriram a primeira loja Twin, em uma casa que ficava à Av. Manoel da Nóbrega, no Itararé, em São Vicente.

 

Com a explosão do surf nos anos 70, o negócio prosperou e passou a atender a todas as necessidades dos surfistas da região. Em 1977 abriram uma filial na capital paulista, e em 1982 a Twin já era uma das lojas mais badaladas do shopping Parque Balneário, em Santos. Em meados dos anos 90, a Twin encerrou as atividades com as lojas, mas a marca nunca morreu. Virou símbolo da história do surf na baixada santista e representa a filosofia dos surfistas de alma.

 

Muitos guardam camisetas e pranchas da Twin como relíquias ou as usam com orgulho. Dudu foi também um conceituado shaper e um dos poucos a saber como moldar um legítimo shape de longboard clássico.