Hobie Alter

Legend falece na Califa

Hobie Alter começou a produzir pranchas de madeira balsa em 1950, enquanto ainda descobria o surf.

640x640
Hobie Alter começou a produzir pranchas de madeira balsa em 1950, enquanto ainda descobria o surf. Foto: Divulgação
 

Um dos pais da indústria do surf na Califórnia, o lendário Hobart “Hobie” Alter, faleceu no último sábado (29/3),  aos 80 anos, na sua casa, em Palm Desert, Califórnia (EUA). O site da Hobie Surfboards publicou uma nota divulgando que ele morreu pacificamente e confortado pela família.

Hobie começou a fazer pranchas de madeira balsa em 1950, enquanto ainda descobria o surf. Era um engenheiro nato. Seu pai já trabalhava com madeira e assim o negócio prosperou. Em 1954 já tinha uma loja de surf em Dana Point, a primeira da região. Ainda foi pioneiro, juntamente com Gordon Clark, no desenvolvimento da espuma expandida, material que possibilitou a evolução das pranchas.

Hobie Alter foi um dos homens de negócios mais bem sucedidos no surf, mas também foi responsável pelo projeto dos populares veleiros Hobie Cat, além de construir barcos e planadores, expandido seus investimentos a outros patamares.

Foi condecorado pela Surfing Industry Manufacturers Association, em 1993, e pela National Sailing Hall of Fame, em 2011. Também faz parte da Calçada da Fama de Huntington Beach desde 1997.

Até hoje suas pranchas são muito cultuadas principalmente por longboarders no mundo todo. Hobie se tornou a principal referência da indústria de surf californiana. Costumam dizer que foi o cara que começou a moldar pranchas de surf e acabou moldando uma cultura.

Exit mobile version