O ISA World Masters Surfing Championship 2011 começou na manhã desta terça-feira nas famosas direitas de Punta Roca, El Salvador.
Cerca de 128 atletas de 25 países competem nas categorias Master Masculino e Feminino (mais de 35 anos), Grand Master (mais de 40), Kahuna (mais de 45) e Grand Kahuna (mais de 50).
Todos surfam por medalhas individuais de ouro, prata, bronze e cobre. Ao final da disputa, a colocação de cada atleta conta pontos para o ranking por equipes.
O time brasileiro é formado por Jojó de Olivença e Júnior Maciel (Master), Ricardo Toledo e Fábio Gouveia (Grand Master), além de David Husadel e Sergio Penna (Grand Master).
Nas categorias Grand Kahuna e Feminino Master cada país é representado por apenas um atleta. O baiano Jorge Bittencourt compete entre os surfistas com mais de 50 anos e a carioca Andrea Lopes representa o Brasil entre as mulheres.
Nos últimos oito dias, o excesso de chuva causou destruição em alguns países da America Central. Os rios da região despejaram toneladas de detritos nas praias – inclusive em Punta Roca – forçando o presidente salvadorenho a decretar estado de emergência no país, fato que acarretou o adiamento das disputas.
Na última segunda-feira, surfistas e dirigentes das equipes, organizadores do evento e voluntários da comunidade local organizaram um mutirão para recolher o excesso de dejetos e na manhã desta terça-feira, com tudo mais calmo, as primeiras baterias do ISA Masters foram para a água.
“A iniciativa e o envolvimento da galera mostram nosso respeito pela comunidade e pela praia que sedia o evento”, diz Bob Mignogna, diretor geral da ISA.
Esta é a quarta edição do campeonato, que começou em 2007 em Puerto Rico. Depois seguiu para o Peru (2008) e no ano passado foi realizado no Panamá. A África do Sul ganhou as duas primeiras edições e a Austrália saiu-se vencedora na última temporada.
Clique aqui para acompanhar o evento ao vivo.