Festival dos pioneiros

Legends dominam Santos

0

Legends celebram Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista 2007, evento realizado na praia do José Menino, Santos (SP). Foto: Fábio Plácido.

Como já era mais do que esperado, o 1º Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista terminou em grande festa neste domingo (dia 8), em Santos (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Depois de dois dias de sol, ondas de meio metro, perfeitas para o surf de pranchão, e muita confraternização, o resultado não poderia ser diferente.

 

O evento, exclusivo para atletas dos 40 anos para cima, foi disputado na praia do José Menino, entre o Canal 1 e o Quebra-Mar, e além do clima de reunião, reencontros entre amigos, houve, claro, a competição.

 

Mesmo num clima de total cordialidade e alegria, os surfistas se enfrentaram no mar. Muitos deles, nunca foram competidores, mas participaram do evento, contagiados pela animação dos amigos.

Luiz Juquinha vence categoria disputada por atletas de 46 a 49 anos. Foto: Fábio Plácido.


Foram quatro categorias, com destaque para os competidores com 55 anos para cima. Dono da maior fábrica de pranchas da América Latina, Thyola, de Guarujá, foi o vencedor entre os mais velhos. O exportador de café, John Wolthers, de Santos, levou na 50 a 54 e ainda ficou com a melhor nota do evento, 9 pontos.

 

O shaper Luiz Juquinha, também de Guarujá, faturou a 46 a 49; enquanto que o comerciante Jaime Patola, de São Vicente, venceu entre os caçulas, de 40 a 45 anos.

 

Independente das disputas nas ondas, os atletas se reuniam na arena montada na praia, para conversar, relembrar os bons e velhos momentos, reencontrar amigos, apresentar as famílias.

?Tem pessoas aqui que eu conheço há mais de 40 anos. Surfávamos logo no começo, com madeirites. O tempo passou, mas continuamos na praia, surfando, vivendo com a natureza?, disse um dos idealizadores do evento, José Luis Sant?Anna, 56 anos.

 

?Na verdade, todos ganharam o campeonato. Bastou estar lá para sentir a vibração positiva, o astral que foi o evento. Muita amizade, companheirismo. Acho que isso retrata bem o que é o surf, as suas raízes?, disse Marcelo Morais, da SurfStore, organizador do evento, que teve características especiais.

 

A maioria dos juízes, por exemplo, foi formada de veteranos, alguns especialistas em long, como Mauro Rabellé, os irmãos Sérgio e Zé Gadelha, Alemão Sunless, Carlos Carmelo e Hélio Coquinho. Mauro, Alemão e Coquinho também competiram, sendo que o último chegou à final e foi vice da 50 a 54, representando muito bem a classe. Surfistas profissionais também prestigiaram o Festival, trabalhando na retaguarda, como Giovanni Ferranti (que já foi campeão paulista júnior) e Renato Wanderley (ex-WCT).

 

Finais – A primeira final a entrar no mar foi a 46 a 49 anos. O santista Almir Salazar saiu na frente, com uma nota 7,33, mas depois Luiz Juquinha dominou a bateria, com um 7,83 e um 7,10. Ao sair do mar, comemorou com os filhos ? Stephanie, 10 anos, Louise, 7, e Luiz Fernando, 5, que o abraçaram e subiram em seu pranchão.


?É muito gratificante competir com amigos, perto da família. Deveriam ter mais eventos assim, para a galera se reunir, confraternizar. Foi muito legal a família lá e ainda tem a Ane Carolina, de 5 meses, que ficou na sombra com a mãe?, brincou Juquinha, 48 anos, 40 de surf.


?Sou campeão mundial sênior, título da ASP, conquistado no ano passado na Costa Rica. É sempre bom lembrar né??, ressaltou o atleta, que começou a surfar no Itararé, em São Vicente, e mora há 12 anos em Guarujá. Almir terminou em 2º lugar, seguido de Victor Kuhne, o Orelhão, e Jéferson Bigode, ambos de Santos.


Na 55 para cima, a disputa foi acirrada entre Thyola e Flávio La Barre, de Itanhaém. ?Voltei a competir, porque antes estava me dedicando só à fábrica, e estou muito feliz. Ainda mais vencendo num campeonato desses. Adoro fazer pranchas e adoro surfar. O mar estava lindo, perfeito para o long, só que a ondulação demorava um pouco, então tive de tomar cuidado com o Flávio?, contou o surfista de 55 anos de idade e que surfa há 41.


?Esse evento foi maravilhoso, inacreditável o astral?, acrescentou Thyola. Ainda entre os mais velhos, Zé Paioli garantiu a 3ª colocação na última onda, superando Sant?Anna. Logo na seqüência, foi a vez dos atletas dos 50 a 54 anos e prevaleceu o bom desempenho de Jonh Wolthers, que já vinha de grandes atuações, inclusive com a melhor nota da competição.

 

##

Thyola leva a melhor entre os legends com idade acima de 55 anos. Foto: Fábio Plácido.

Na final, Hélio Coquinho saiu na frente, mas John virou o resultado com um 7,17. ?A coisa mais sublime da paixão pelo surf é quando se junta a galera e há esse festa. Conheço alguns há 40 anos. É muito bom e estou mais feliz ainda porque pela primeira vez na minha vida tirei um nove num campeonato?, vibrou John, 51 anos de idade e surfista desde os 9.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Coquinho manteve o segundo lugar, com os santistas Wagnão e Ricardo Blanco em terceiro e quarto lugares, respectivamente.


Entre os caçulas da 40 a 45 anos, Wagner Ramos, de São Vicente, entrou na final como favorito, depois de garantir a maior somatória do evento, com 16,40 pontos, de 20 possíveis.

 

Cerimônia das águas é atração no Festival. Foto: Fábio Plácido.

Abriu a bateria na frente, mas Jaime Patola conseguiu surfar uma onda longa, com um bom bico, e virou o resultado, com muita festa na areia, na disputa particular entre dois surf clubes de São Vicente, o Barriga Bownl e os Longsauros.


?Foi difícil, porque o Wagner estava muito bem, mas garanti a vitória e o mais legal foi comemorar com os amigos. Festa total?, disse Patola, 41 anos, 30 nas ondas e, que apesar do apelido, é bem magro. ?Esse campeonato foi muito bom e temos de ter outros para reunir todos?, completou o vencedor, depois de carregado pelos amigos do Longsauros.


A competição ainda contou com uma bateria demonstração feminina, com vitória de Priscila Ferreti, seguida de Márcia Portes, Débora Dias, Sandra Dias e Paula Hansen. O final, além de chopp, contou com a cerimônia das águas, comandada por Serapião.

 

Doação – Vale lembrar que o evento teve uma ação social importante, com a arrecadação de 200 latas de leite em pó, doadas à Casa Caio (Centro de Apoio Infantil Oásis), que há mais de uma década realiza um exemplar trabalho, abrigando crianças e adolescentes portadores do vírus da Aids.


O 1º Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista teve o patrocínio da Mormaii, com o co-patrocínio da SurfStore e apoio da FMA Notícias, Pé na Praia, Estrela de Ouro e Euro Wax. Colaboração da Prefeitura Municipal de Santos, através da Semes. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Mais informações pelo telefone (13) 3227.9577.

 

Resultados


Acima de 55 anos


1 Thyola ? Guarujá

2 Flávio La Barre ? Itanhaém

3 Zé Paioli ? São Paulo

4 Sant?Anna ? Santos

 

50 a 54 anos


1 John Wolthers ? Santos

2 Hélio Coquinho ? Guarujá

3 Wagnão ? Santos

4 Ricardo Blanco ? Santos

 

46 a 49 anos

1 Luiz Juquinha ? Guarujá

2 Almir Salazar ? Santos

3 Victor Kuhne (Orelhão) ? Santos

4 Jeferson Bigode ? Santos

 

40 a 45 anos


1 Jaime Patola ? São Vicente

2 Wagner Ramos ? São Vicente

3 Douglas Vaz ? Santos

4 Maurício Belchior ? São Vicente

 

Feminino

1 Priscila Ferreti ? Santos

2 Márcia Portes ? Santos

3 Debora Dias ? Santos

4 Sandra Dias ? Santos

5 Paula Hansen – Santos