Hang Loose Pro

Lelot reúne shapers

0

Lelot, ao centro, debate questões que envolvem o trabalho dos shapers. Foto: Divulgação.

O dia não estava para as ondas, mas nem por isso o surf foi deixado de lado. Um encontro de shapers movimentou a Cidade do Surf nesta segunda-feira na praia da Vila, Imbituba (SC).

 

Conduzido pelo shaper carioca Henry Lelot, a reunião fez parte das atividades paralelas da competição e reuniu grandes profissionais do setor.

 

Nomes como Nilton Andrade, Neu Franchesi, Rodrigo Silva, Zabo, entre outros, mostraram-se preocupados com o excesso de profissionais não qualificados e com produtos de baixa qualidade colocados no mercado.

 

Fundador da Sociedade Brasileira de Shapers (SBS), Lelot também levou para o encontro a importância do fortalecimento dos profissionais, através da Associação.

 

“Nossa proposta não é criar regras para a categoria, mas encontrar uma maneira de garantir a convivência harmoniosa entre os profissionais da área”, salientou Lelot.

 

Os shapers presentes ficaram impressionados com a informação trazida de que os profissionais atuantes em Santa Catarina são extremamente organizados.

 

“Calculamos que em Florianópolis a classe é formada por cerca de 140 shapers. Porém, a grande maioria ainda atua de forma informal”, falou.

 

“Somos todos concorrentes. Mas, antes, somos pessoas que têm o mesmo sonho, que é viver do surfe e fazendo pranchas”, sentenciou Lelot, que pega onda há mais de 30 anos.

 

Durante as quase duas horas de conversa, ainda foram debatidas a ética na atividade, a falta de referências bibliográficas sobre o assunto e a profissionalização da categoria, cujos trabalhadores ainda hoje são caracterizados como artesãos.