Leonardo Oliveira põe a mão na taça

Leonardo Oliveira, terceira etapa Lui Lui Guarujaense 2004, praia do Tombo, Guarujá (SP)

Leonardo Oliveira pode garantir o título Open neste domingo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Só um desastre tira o título das mãos de Leonardo Oliveira no Lui Lui Guarujaense de Surf 2004, que tem decisisão neste domingo na praia do Tombo, Guarujá.

 

O surfista de 23 anos está na semifinal e garante o título da categoria Open com a quinta colocação na terceira e última etapa do Circuito. Neste sábado, ele levou a melhor sobre Mike Richard, que liderou as duas disputas iniciais do campeonato. Os dois se enfrentaram nas quartas-de-final, praticamente definindo o ranking.

 

O veterano Paulo Matos, primeiro campeão brasileiro da Abrasp (Associação Brasileira de

Paulinho Matos mostra que está no rip durante a terceira etapa Lui Lui Guarujaense. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Surf Profissional), em 1987, mostrou que ainda continua em plena forma, aos 40 anos, e foi o melhor da bateria, deixando a briga pela classificação para os dois rivais.

 

Mike vinha garantindo a vaga para a semi, o que lhe asseguraria o título naquele momento, mas Leo virou o resultado nos minutos finais. O rival tentou reverter a situação, mas acabou em terceiro lugar, por uma diferença mínima de 0,05 ponto – 7,40 a 7,35.

 

A definição do título acontece às 7h30 deste domingo. Leo disputa a segunda bateria, enfrentando os também guarujaenses Ricardo Silva e Fabrício Caraça e o santista Gustavo Nastasi.

 

Para comemorar a conquista, basta ficar em terceiro lugar. Se terminar na quarta colocação, a festa será de Mike Richard, que venceu a etapa de abertura e foi vice na segunda etapa.

 

Aos 23 anos de idade, Leo é um surfista experiente e acumula conquistas como amador, sendo bicampeão brasileiro Iniciante, em 1992 e 93, campeão Mirim em 95 e duas vezes vice Júnior em 96 e 97.

 

Já atuou como profissional, disputando, inclusive o Circuito Mundial WQS, mas no ano passado deu uma parada para morar por oito meses nos Estados Unidos. “Este título vai representar a minha volta por cima e vai me dar mais ânimo para tentar reconquistar minha vaga na elite brasileira”, disse Leo.

 

“O Guarujaense é uma conquista importante e tem um gosto especial por ser na minha cidade, que já revelou tantos grandes talentos”, ressaltou o surfista, que tem o patrocínio da H-1, Pranchas Oficina Paulista, Teen Point, Vi Fiberglass e Academia Ginarte.

 

Ainda no sábado, os destaques foram Júnior Faria, atual campeão paulista Júnior e Mirim, e Ricardo Silva. Os dois garantiram vagas nas semifinais das categorias Open e Júnior (até 18 anos). Ricardo, inclusive, está bem próximo do título entre os juniores e tem como rival direto Caio Faria, irmão de Júnior.

 

As finais serão realizadas a partir das 11 horas. Depois, a partir das 13h30 começa a outra grande atração do evento, a disputa do super campeão, quando os melhores do ranking de cada categoria voltam ao mar durante 15 minutos.

 

Ganha uma moto Honda Bis 100 cc quem garantir a maior pontuação nas duas melhores ondas. Além da Open e  Júnior, o Lui Lui Guarujaense conta com as categorias Mirim (até 16), Iniciantes (até 14), Estreantes (até 12), Longboard e Feminina.

 

Acompanhe a etapa pelo site Fpsurf.com.br. O Lui Lui Guarujaense de Surf Amador tem o patrocínio da Tent Beach Boardshop, Styllos, Wave Wizard, Krokodilu’s, M. Brasil, Fraga In Surf. Apoio: Prefeitura Municipal de Guarujá, Shaper Neco Carbone, Blocos Teccel, Brazilian Creations Surfboards, Hot Wave Surfboards, Flex Academia. Organização da Associação do Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense 2004

 

Cronograma deste domingo

 

7h30 – Open – Semifinal
8h – Mirim – Semifinal
8h30 – Júnior – Semifinal
9h – Longboard – Semifinal
9h30 – Iniciante – Semifinal
10h – Feminino – Semifinal
10h30 – Estreante – Semifinal
11h – Iniciante – Final
11h20 – Feminino – Final
11h40 – Estreante – Final
12h – Júnior – Final
12h20 – Longboard – Final
12h40 – Mirim – Final
13h – Open – Final
13h30 – Super Campeão
15h – Premiação do Circuito na Lucky Scope

Exit mobile version