Elias Figue Diel tem 43 anos. Aos 16, em um acidente de carro, perdeu a visão. Procurou nos esportes uma maneira de seguir acreditando que a vida é nosso maior presente.
Começou a fazer jiu-jitsu e se tornou faixa preta. Na escalada em rochas, subiu o Half Dome no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia. Há 15 anos, descobriu a yoga e, atualmente, ministra aulas numa escola na Praia Brava, em Itajaí (SC).
Mesmo com tantas outras atividades, é no surfe que ele encontra a sua fonte da juventude. Viajar o mundo e surfar com os seus amigos é o que ele mais gosta. Um exemplo de como passar por cima das adversidades que a vida apresenta.
Em dezembro de 2016, Elias participou do Mundial ISA de surfe adaptado em La Jolla, Califórnia. Ficou com a medalha de prata na sua categoria e com o ouro na categoria por equipes, onde a delegação brasileira superou os americanos na decisão, com atuações de tirar o fôlego, com os chilenos fechando o pódio na terceira colocação.
O atleta agora busca um patrocínio que viabilize a sua participação em eventos que, mais do que a vitória, instimulem e representem a verdadeira essência do surfe: liberdade, amor e superação.