A briga pela liderança da categoria Open do Maresia Brasileiro de Surf, que tem a terceira etapa disputada na praia de Stella Maris, Salvador (BA), permanece acirrada.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Líder e vice no ranking da Confederação Brasileira de Surf (CBS), o capixaba Kristian Kimmerson e o baiano Marco Fernandez, avançaram para as semifinais neste sábado (22/8) e deixaram para o domingo a definição de quem irá para a última e decisiva etapa, que rola entre os dias 18 e 20 de setembro em Imbituba (SC).
Kristian Kimmerson garantiu a classificação nas quartas-de-
final ao ficar em segundo lugar na bateria vencida pelo cearense Gutemberg Silva.
“Mais uma fase foi superada. Agora só falta uma bateria para eu chegar à decisão e continuar na luta para manter a liderança”, comenta o representante do Espírito Santo. “Quero muito avançar para a final também para ajudar a equipe do meu estado sair vitoriosa”, diz o atleta de Vila Velha.
Marco Fernandez, nascido em Salvador e que mora desde criança no município baiano de Arembepe, classificou-se em primeiro lugar no confronto em que o carioca Felipe Braz também garantiu presença na semifinal.
“Continuo focado em conquistar a ponta do ranking e estou
aproveitando que conheço bem as ondas de Stella Maris para pegar logo duas boas ondas e botar pressão nos adversários”, afirma o surfista da equipe Maresia.
Para esquentar ainda mais a disputa pelo primeiro lugar na classificação geral da categoria Open, Kristian Kimmerson e Marco Fernandez se enfrentam nas semifinais. Na mesma bateria está o representante de Santa Catarina Ian Gouveia.
O filho daquele que é apontado pelos especialistas o mais expressivo surfista brasileiro de todos os tempos, o paraibano Fábio Gouveia, pode ser o fiel da balança, pois se conseguir classificação para a final elimina um dos candidatos à liderança – os dois primeiros avançam.
Este sábado marcou a estreia das mulheres nas ondas de
Stella Maris. Destaque para a gaúcha Greta Sisson e para a paulista Natalie Paola. Ambas se classificaram para as semifinais da categoria Open Feminina.
“Estou aqui em Salvador graças à força da minha família, pois a equipe do Rio Grande do Sul não pôde vir para este campeonato por falta de apoio. Pelo menos venho representando bem meu estado”, pondera Greta. “O mais importante é o time de São Paulo ganhar a etapa”, afirma Natalie.
A previsão dos dirigentes da CBS, organizadores do circuito, é que os vencedores das seis categorias individuais e também da equipe campeã desta terceira etapa sejam conhecidas por volta das 14 horas deste domingo. Além da Open (Masculina e Feminina), fazem parte do programa do Maresia Brasileiro de Surf a Iniciante, Mirim, Júnior e aFeminina Júnior.
Show das baleias – Um fato chamou a atenção do público que assistiu ao vivo as baterias deste sábado: a passagem, a cerca de 50 metros dos competidores, de três baleias Jubarte, comuns no litoral baiano.
Como que realizando uma coreografia muito bem ensaiada, elas mergulhavam e vinham à tona, sempre soltando “jatos” d’água, para admiração de surfistas e público.
Pelo celular – As baterias da terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf, além de serem transmitidas ao vivo pela internet no site Maresia, podem ser acompanhadas pelo celular e / ou pelo SmathPhone.
Os interessados têm à disposição os resultados em texto ao vivo e em tempo real, além de participarem de promoções. Para obter mais informações, visite o site Fpsurf.com.br.
A terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, que tem o patrocínio exclusivo da Maresia, é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Os apoiadores são Bad Boy, Fluir, Waves, SurfBahia.com.br, B. Souza, Two Doore, New Look, Shark Blocos, Rede de hotéis Sol Express, Liquid Soul, Petro Bahia, Faz Atleta, Federação Baiana de Surf, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Governo do Estado da Bahia, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB).