#Nos últimos dias a redação recebeu duas denúncias de atitudes, digamos, pouco civilizadas no litoral norte de São Paulo, ocorridas mais precisamente em praias de São Sebastião. Nosso expert em bodyboarding Evandro Kinosita, e o internauta Marcos Castro de Andrade Mello enviaram relatos preocupantes que resolvemos tornar públicos em vista do interesse que o assunto desperta – a manutenção do equilíbrio ecológico em nossas praias.
O texto de Kinosita é a reprodução de um e-mail enviado por ele para a revista Off-Road, em que denuncia a falta de educação de jipeiros durante um evento na praia Brava promovido por essa publicação. E o relato de Andrade Mello refere-se à poluição na Paúba, onde um condomínio vem desepejando seu esgoto diretamente na praia.
Jipeiros dão vexame na Brava – “Todo fim de semana vou à praia no litoral norte de São Paulo, mais precisamente para Ubatuba. Eventualmente, como neste último fim de semana, fui à região de Maresias. Domingo pela manhã, resolvi surfar na Brava de Boiçucanga, sem dúvida alguma uma das mais belas e propícias à prática do surf. Depois da caminhada para chegar à Brava, encontrei ainda na praia cerca de 10 carros todos tracionados e com guincho mecânico esperando a vez para subir a trilhazinha.
Até aí, sem problemas, pois cada um tem seu lazer. Mas, o que não podemos admitir é a falta de civilidade e consciência ecológica dos jipeiros. Além de poluir aquela bela mata atlântica, também destroem árvores quando engatam o cabo de aço dos guinchos para tracionar os carros em situações mais críticas.
O pior de tudo é chegar na praia e ver um monte de lixo orgânico, plásticos, embalagens, vidros, enfim, todo o resto deixado pelos jipeiros que, ironicamente, usavam uma camiseta com os dizeres: “VERÃO LIMPO”. Limpo aonde????
Contando o número de carros que encontrei na descida da trilha, e mais os que estavam na praia, eram em torno de vinte das mais variadas marcas e modelos: Land Rover, Jeep etc. Alguns com caçamba de sobra para carregar aquele amontoado de lixo deixado por eles próprios.
Ao indagar um dos jipeiros se não levariam ao menos parte daquele lixo, responderam-me que estavam sobrecarregados…!!?? Só se for com a própria barriga!!!!
Desde que vou à praia, nunca vi tamanho desprezo e irracionalidade com a natureza!!!
Vamos supor que aquele lixo não fosse deles, mas o que custava levá-lo para cima ??? Seria desgastar demais aqueles “carros tão fracos” ??? Sr. diretor da Off-Road, você deve saber qual foi o clube que fez essa trilha à Praia Brava, sendo assim, antes de planejarem estas expedições, seria aconselhável instruir esse pessoal sobre como se comportar perante à nossa Mãe.
O mínimo que se pode fazer é trazer de volta as embalagens dos alimentos que foram consumidos, aliás trazer de volta tudo que foi levado !!!! O mais triste de tudo: todas as pessoas que lá estavam com seus jipes, eram senhores já bem vividos, de cabelos brancos, enfim, ali não tinha nenhuma criança, aliás se houvesse, talvez não ocorresse esse descaso com a Natureza.
Imaginem, se amanhã, vocês jipeiros, tiverem que fazer as trilhas no asfalto? Porque do jeito que vocês estão tratando a Natureza, não haverá mais motivos para existir os clubes de jipes!
Esperamos que esse fato tenha sido um caso isolado, e que essa imagem deixada por esse clube seja em breve alterada. Aqui vai uma sugestão: ao invés de só colocar na camiseta “VERÃO LIMPO”, por que não fazem uma trilha em prol da Natureza, pegando nem que seja uma latinha que esteja jogada na
mata ???
Aguardo comentários e por gentileza, dê-me o nome do clube de jipe que foi à Praia Brava.”
Evandro Kinosita [email protected]
Paúba sofre com esgoto de condomínio – “Como pude verificar este fim de semana (19 e 20/02) em Paúba, um condomínio na frente da praia está despejando todo o seu esgoto puro, sem nenhum tipo de tratamento, no rio que desemboca no mar.
Segundo apurei, só na primeira semana do ano, foram jogados no mar 7 mil litros de esgoto. Imaginemos, então, a quantidade de escrementos lançados ao mar em durante os meses de janeiro e fevereiro !!!
O mar está poluído, peixes contaminados, pessoas pegando doenças, e a praia com uma bandeirinha vermelha de imprópria. Espero que seja coincidência, mas este fim de semana, pegando umas ondas em Maresias, pude notar espumas meio marrons boiando. Vai saber…
Em frente à entrada de Paúba há uma placa convocando para uma manifestação popular que se realizará em 05/03, ou seja, domingo de Carnaval. Gostaria que todos dessem apoio. Se, nos unirmos, poderemos fazer algo funcionar direito neste país da impunidade.”
Marcos Castro de Andrade Mello [email protected]