Maracaípe (PE) é o palco escolhido para a terceira etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional, o Smolder Pro Nordeste. E no final da tarde da última quinta-feira (21/5) as ondulações em Maraca entraram para ficar.
Na água havia cearenses, baianos, paulistas, cariocas, catarinenses, gaúchos, enfim, atletas de quase todas as regiões do Brasil em busca do sonhado título. Mas os competidores locais do pico são sempre os favoritos, pois sabem onde encontrar as melhores ondas.
O atleta Alan Donato afirma que já é perito nas ondas de Maraca. “As expectativas são as melhores possíveis, conheço bem esse pico e essa será a minha arma para avançar nas baterias”, diz o surfista.
Halley Batista, o rei de Maraca, conhece bem a vala nordestina. “Vou encarar todas as baterias como se fosse uma final. O mar está colaborando e deve melhorar ainda mais no final de semana. Se Deus quiser vou repetir o resultado da primeira etapa e me manter entre os líderes”, assegura Halley.
Para Luel Felipe, prata da casa, surfar em seu pico é certeza de bons resultados. “Surfar em casa é sempre bom, tem uma previsão de swell chegando e estou muito bem para soltar meu surf”, diz Luel.
Já para os competidores de fora do estado, o evento é uma chance de conseguir uma boa premiação e levar alguns pontos do Brasil Tour na bagagem. “Gostaria de correr todas as etapas do nordestino, mas estou sem patrocínio. Estou bastante concentrado para a etapa, com uma prancha muito boa. A premiação do evento é excelente, isso sem falar nos pontos que estão em jogo”, atesta o cearense Claudemir Lima, o Bibi.
Para o também cearense Angelino Santos o circuito nordestino é um dos mais equilibrados do país. “Competir no Nordeste é muito bom, todo mundo quebra, o circuito nordestino é muito forte e ganhar aqui é muito difícil, mas estou bem relaxado para esse evento”, afirma Angelino.
A terceira etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional tem o patrocínio da Smolder. Apresentação: Vivo e Nokia. Realização: Associação Nordestina de Surf. Apoio: Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Ipojuca.