Os norte-americanos Adam Replogle e Alistair Craft venceram o Nelscott Reef Tow-in Classic pelo segundo ano consecutivo. A prova foi realizada em um domingo lindo com condições de surf perfeitas.
Única dupla brasileira na competição, Yuri Soledade e Everaldo Pato Teixeira finalizaram o evento em décimo lugar.
Keallii Mamala levou para casa o primeiro título de surf na remada da competição. Depois de um dia de forte neblina no sábado, no domingo a manhã foi de muito sol e céu claro.
As ondas estavam entre 7 e 10 metros de face, pouco vento e temperatura agradável, um set up perfeito para a prática do tow-in.
Apesar de um pequeno atraso devido à névoa da manhã, a disputa teve início tranquilo. Depois de dois rounds de baterias, 4 duplas avançaram às finais.
Quase todos os times que disputavam a final eram de Santa Cruz, na Califórnia, exceto a surpresa do evento, que era da Austrália. Jeff e Josiah Schmucker são de uma dupla formada por pai e filho australianos que nunca havia competido em um grande evento anteriormente.
Eles terminaram em segundo contra algumas das melhores duplas do mundo, surpreendendo a todos, inclusive eles mesmos. Russell e Tyler Smith terminaram em terceiro lugar e os irmão Wormhoudt, Jack e Zach, em quarto.
“Nós não poderíamos estar mais felizes com o desfecho do evento”, disse John Forse, organizador da prova. “Nós gostamos de pensar que o Nelscott é um evento familiar, e esse ano tivemos nas finais uma dupla formada por pai e filho e duas duplas de irmãos.”
O primeiro evento de remada de Nelscott Reef foi realizado após os rounds de classificação. Nove competidores enfrentaram as ondas no braço em uma bateria de 45 minutos de onde sairia o único vencedor.
Depois de várias ondas surfadas, Keallii Mamala levou o grande prêmio, assim como uma vaga automática no evento de tow-in no campeonato de 2009.
Jamie Mitchell ficou em segundo, Shane Desmond em terceiro, Mike Parsons em quarto e Gary Linden em quinto.
“A disputa na remada foi espetacular e nos surpreendeu a quantidade de ondas que foram surfadas. Quase todos conseguiram pegar uma boa onda em dia de grande surf no reef”, disse Forse.
Fonte Carlos Burle.com