Picuruta Salazar corre atrás do oitavo título brasileiro. Foto: aspworldtour.com/Ellis. |
A prova distribui R$ 20 mil em prêmios e reúne mais de 70 atletas.
O santista Picuruta Salazar lidera o ranking com uma pequena vantagem de 90 pontos sobre o segundo colocado, o paulista Jaime Viúdes. Picuruta tenta seu oitavo título brasileiro e o 153º na carreira.
Em 2003, o título brasileiro também foi decidido na Bahia, na segunda etapa do Petrobras Longboard Classic, competição organizada por Rico de Souza, um dos pioneiros do esporte no país.
O veterano paulista Paulo Kid garantiu o título nacional, enquanto o jovem paulista Adriano Alemão, faturou a etapa realizada na praia de Aleluia.
Nesta quinta-feira, os surfistas Picuruta Salazar, André Luis, o Teka, e Fredão, um dos pioneiros do surf baiano, visitaram o Projeto Tamar, na praia do Forte. Durante o campeonato ficará montado na praia de Stella Maris um estande com os projetos ambientais da Petrobras: Projeto Tamar, Peixe-Boi, Golfinho Rotador, Trans-Noronha, Brasil das Águas, Baleia Franca e Pomar.
O campeonato será dividido em seis categorias: Profissional; Júnior (até 18 anos); Master (de 19 a 29); Super Master (de 30 a 39); Legends (40 a 49); Super Legends (mais de 50) e Feminino (aberto).
Os dez surfistas mais bem colocados nas duas etapas patrocinadas pela empresa ganham o direito de disputar o Festival Petrobras, em dezembro, no Rio de Janeiro. Com um formato totalmente diferente, o festival reunirá os dez primeiros (e primeiras) colocados nas duas seletivas Petrobras Masculino e do circuito Petrobras Feminino, além dos melhores dos pranchões. A competição será por equipes de três surfistas cada, com um representante em cada modalidade.
Ranking – depois de quatro etapas
1 Picuruta Salazar (SP) 4.680
2 Jaime Viúdes (SP) 4.590
3 Amaro Matos (SP) 4.035
4 Jeremias da Silva (RJ) 3.950
5 Marcelo Freitas (RJ) 3.525
6 Carlos Bahia (SP) 3.505
7 Paulo Kid (SP) 3.438
8 Olimpinho (BA) 3.283
9 Jonas Lima (RN) 3.055
10 Alexsandro Abolição (SP) 2.925