Teve início nessa quarta-feira o 5o Santos Surf Festival Longboard Pro, abertura do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard, também válida como última etapa do Circuito Paulista de Longboard 2008.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui e confira vídeo exclusivo de Rafael Sobral
Além dos 1500 pontos para o ranking brasileiro, a etapa distribui R$ 20 mil entre os 16 melhores colocados dos 46 atletas ranqueados para competir no evento.
As ondas, mesmo mexidas pelo forte vento, quebraram com até 1,5 metros, proporcionando verdadeiros shows de surf. Os nomes mais conhecidos do longboard nacional mostraram por que são reconhecidos como melhores do mundo.
Phill Razjman, carioca que competiu como pré-classificado, entrando
direto na segunda fase, sagrou-se campeão mundial em 2007 e foi barrado nas oitavas-de-final, com 16 competidores surfando no formato homem-a-homem, onde os atletas já recebem prêmio em dinheiro.
O campeão brasileiro de 2008, Jeremias da Silva, o ?Mica? de Saquarema (RJ) perdeu na quinta bateria do segundo round, mas destacou a importância de um evento como esse na cidade de Santos.
?Um evento desse porte dá um outra perspectiva para os atletas e valoriza a imagem do esporte. Santos é sem dúvida uma cidade que todos os longboarders gostam e respeitam?.
O destaque ficou por conta do eterno vencedor Picuruta Salazar, que na sexta bateria da segunda fase fez a maior média do evento até agora. Somou 15.25 pontos para vencer Nielser Mingard.
?Essas ondas do Quebra-Mar possibilitam quase todo tipo de manobras, só fica difícil entubar, mesmo assim há dias em que isso é possível?, declarou um dos maiores ícones do esporte.
O campeonato termina nesta quinta-feira (22/1), quando serão feitas as entregas de prêmios das categorias profissional e categorias amadoras que competiram na terça-feira. Pela manhã, às 7h, entram no mar as quatro baterias que fecham as oitavas de final e a competição está programada para terminar às 11h30.
As duas primeiras baterias das quartas de final já estão montadas: Rodrigo Sphaier (RJ) X Adriano Lima (SP) e Rodnei Costa (SP) X Picuruta Salazar (SP). As outras duas serão definidas pelo confronto entre: Gabriel Nascimento X Jeferson Silva, Jaime Viudes X Andre Luis, Alexsandro Abolição X Adriano Teco e Eduardo Bagé X Rodrigo de Souza.
Campeonato de Surf dos Policiais Militares – Dentro da programação do V Surf Santos Festival acontece também nesta quinta-feira, na segunda área de competições, o Campeonato de Surf dos Policiais Militares, evento único no mundo já em sua terceira edição consecutiva. São mais de 80 inscritos em duas categorias: longboard e pranchinha.
Som – Na sexta-feira (23/1) estão programadas as performances da dupla californiana The Mattson 2, que apresenta o som que rola em vários dos melhores e mais cultuados filmes de surf. Além deles, quem vier ao 5o Santos Surf Festival pode conferir o som do Rub e Carlinhos Zodi na área montada na praia.