Lotação esgotada

0

Jean da Silva defende o título do Hang Loose Pro Contest. Foto arquivo: Caio Guedes / Solto.

Os dois primeiros grandes eventos da temporada 2007 do circuito mundial Profissional já atingiram o limite de 192 participantes estabelecido para as etapas do World Qualifying Series (WQS) com níveis 5 e 6 estrelas.

 

O Mormaii Costão Pro promoverá o primeiro 6 estrelas com premiação de US$ 125 mil do ano entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

 

De Santa Catarina a caravana segue direto para o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), onde entre os dias 6 e 11 de fevereiro será realizado o tradicional Hang Loose Pro Contest, primeiro evento prime de 2007, com o 5 estrelas de US$ 100 mil valendo os mesmos 2,5 mil pontos do Costão do Santinho.

 

Das 43 etapas que constam no calendário do WQS, apenas oito ganharam esta classificação, subindo um nível de pontuação.

 

Além do Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha, as outras praias que valem bônus de 500 pontos são (pela ordem da data de realização) a de Margaret River, na Austrália; Cave Rock, na África do Sul; Thurso, na Escócia; Pasta Point, nas Ilhas Maldivas; Lanzarote, nas Ilhas Canárias; e Haleiwa e Sunset, no Hawaii.

 

As únicas etapas com nível 5 estrelas com 2.500 pontos são o Hang Loose Pro Contest e a das Maldivas. Já as outras têm nível 6 estrelas e a vitória valerá 3.000 pontos decisivos na briga pelas 15 vagas para o WCT.
 

Mais uma vez, os primeiros grandes eventos do ano serão promovidos pela ASP South America no Brasil. A intenção do escritório regional da ASP dirigido por Roberto Perdigão era resgatar a ?perna sul-americana de verão? com três eventos seguidos.

 

No entanto, a prova programada para os dias 16 a 18 de fevereiro no Peru foi transferida pelos organizadores para os dias 8 a 11 de março. Mesmo assim, um total de 5.000 pontos estará em jogo no Mormaii Costão Pro, no Costão do Santinho, e no Hang Loose Pro Contest.

 

E a mudança de data da etapa nível 2 estrelas do Peru não impediu que as inscrições fossem esgotadas rapidamente, com surfistas de 17 países invadindo o Brasil neste início de temporada.
 

Quase metade dos participantes nas duas provas é de atletas do Brasil, que será representado exatamente por 86 competidores tanto no Costão do Santinho como em Fernando de Noronha.

 

O maior esquadrão estrangeiro vem dos Estados Unidos, que terá 30 atletas em Santa Catarina e 33 no primeiro evento ?prime? do ano.

 

A lista de inscritos do Mormaii Costão Pro é completada por 16 australianos, 16 sul-africanos, 13 havaianos, 8 franceses, 6 espanhóis, 3 tahitianos, com Portugal, Inglaterra, Ilhas Canárias, Ilha Reunião e Porto Rico competindo com dois atletas e a Nova Zelândia, Japão, México e Alemanha comparecendo com um representante cada.

 

Já o Hang Loose Pro Contest terá atletas de 18 nações, pois o italiano Federico Pilurzu, que mora e compete pela Costa Rica, preferiu disputar só a prova da Cacimba.

 

A relação de participantes confirmados apresenta 86 brasileiros, incluindo oito locais de Noronha, 33 norte-americanos, 14 australianos, 14 sul-africanos, 13 havaianos, 8 franceses, 6 espanhóis, 3 tahitianos, com Portugal, Japão, Ilhas Canárias, Ilha Reunião e Porto Rico tendo dois participantes cada e Inglaterra, Nova Zelândia, México, Alemanha e Costa Rica contando com apenas um representante.
 
Nas duas etapas, todos os competidores são divididos em três rodadas de 24 baterias formadas com quatro atletas. Os 20 mais bem colocados no ranking mundial e quatro convidados pelos organizadores estréiam na terceira fase, quando começa a ser distribuída a premiação.

 

Também utilizando como base o posicionamento no último ranking mundial, os próximos 22 atletas e mais dois convidados entram na segunda fase e os demais 96, incluindo os que poderiam entrar como cabeças-de-chave e perderam o prazo de inscrição, competem desde a primeira.
 

Para escapar dessa maratona, alguns atletas ganham o privilégio de entrar nas fases mais avançadas como convidados dos organizadores.

 

A ASP South America indicou o paraibano Fábio Gouveia e o paulista Hizunomê Bettero para entrarem como principais cabeças-de-chave na terceira rodada do Mormaii Costão Pro e o paranaense Peterson Rosa para começar na segunda fase, junto com o noronhense Patrick Tamberg, atleta da equipe Mormaii escolhido pela patrocinadora do evento.

 

Já o convidado do Costão do Santinho para a terceira fase sairá de uma seletiva entre dois surfistas locais do Santinho, Rodrigo Lins e Adriano Lemos, realizada dias antes do início.
 
Para o Hang Loose Pro Contest todos os convidados estão definidos. A ASP South America manteve o paulista Hizunomê Bettero e colocou o cearense Dunga Neto direto na terceira fase, pois o paraibano Fábio Gouveia entrará como convidado da Hang Loose junto com Junior Faria, enquanto o também paulista Danylo Grillo, outro atleta da sua equipe, entrará na segunda rodada, bem como Patrick Tamberg, escolhido pela Associação de Surf de Fernando de Noronha como principal representante do arquipélago pernambucano.