Rip Curl Grom Search

Louise de olho no título

0
1276x851

Louisie Frumento durante os treinos em Maresias, São Sebastião. Foto: Aleko Stergiou.

 

2017 está sendo um ano transformador na vida e carreira da surfista Louisie Frumento. Além de fazer parte da turma inicial do IGM (Instituto Gabriel Medina), ela será a representante oficial do Brasil na Final Internacional do Rip Curl Grom Search, apresentado por Coconut’s Maresias Hotel, na próxima semana.

A competição tem abertura dia 2 de maio e abre a janela de disputas no dia 3 de maio, na Praia de Maresias, em São Sebastião, reunindo 16 atletas de oito países. A surfista de 16 anos levará a vantagem de “competir em casa” e, além de contar com a torcida local, conhece bem a onda, com treinos diários no pico da disputa.

 

1280x853

Louisie Frumento em sua nova casa, o IGM, em Maresias. Foto: Aleko Stergiou.

“A expectativa está no alto. Estou esperando esse campeonato desde o ano passado, quando conquistei o título no Brasil e a vaga. Esse mês recebi a confirmação que seria em Maresias, a minha nova casa, onde estou treinando no IGM e fiquei mais animada ainda”, diz Louisie.

Até hoje, dois brasileiros faturaram este importante título na carreira de qualquer surfista da nova geração, coincidentemente dois surfistas que treinam em Maresias: Gabriel Medina, em 2010, na Austrália, quando já despontava como um fenômeno, e Samuel Pupo, mais recente, em 2015, na primeira vez que o evento foi disputado no Brasil, nessa mesma localidade do litoral norte paulista.

Agora, Louisie quer manter a escrita, sendo a primeira brasileira a erguer a taça e também vivendo em Maresias. “O foco é total nesse campeonato. Espero me dar bem, é um campeonato mundial. Fico contente de ter a torcida brasileira, da minha família, porque o IGM virou minha família também”, fala a surfista, natural de Guarujá, que aprendeu a surfar na Praia do Tombo, com o seu pai, o ex-competidor e shaper, Luiz Juquinha.

“Devia ter uns 8 anos, quando tentei surfar sozinha. Aos 11, comecei com o SUP (stand up paddle) e aos 13 fui influenciada pelo meu pai para ir para a pranchinha, para melhorar o meu surfe e acabei tomando gosto”, lembra Louisie, feliz com a nova fase na carreira.

Em Maresias, ela mora com outros dois talentos da nova geração feminina, Carol Bonelli e Maju Freitas, estuda de manhã e treina todas as tardes no IGM. “Eu evoluí muito. Tanto no surfe quanto no físico. Não fazia apneia e natação, por exemplo. Não tinha costume. Isso amplia o desenvolvimento do corpo e acaba refletindo no surfe. E vou melhorando cada vez mais”, relata a surfista guarujaense adotada por Maresias.

 

1133x755

Louisie Frumento compete com a vantagem de treinar diariamente no palco da final. Foto: Aleko Stergiou.

 

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search é determinante para a carreira de muitos talentos. Grandes nomes já faturaram esse título e no feminino, o maior exemplo é a australiana Tyler Wright, vencedora em 2007 e atual campeã do CT. Outros destaques ficam para a havaiana Tatiana Weston-Webb, bicampeã em 2012 e 2013, e a também australiana Nikki Van Dijk, bi em 2009 e 2011, ambas na elite mundial. “Espero seguir esse caminho também”, completa Louisie.

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search 2017, apresentada por Coconut’s Maresias Hotel tem a janela de disputas entre os dias 3 e 7, em dois palcos – entre as vielas 14 e 15 e em frente ao Instituto Gabriel Medina. A abertura oficial está marcada para o dia 2 de maio (terça-feira), na beira da piscina do Coconut’s, de frente para o mar, a partir das 16 horas. Antes, na sede do IGM, o “embaixador” da competição, Gabriel Medina concede coletiva de imprensa, às 15 horas, relembrando a conquista desse título e seus planos ao futuro.

O evento – A Final Internacional do Rip Curl Grom Search 2017 é apresentada por Coconut’s Maresias Hotel, com apoio do Instituto Gabriel Medina, Prefeitura de São Sebastião, Associações de Surf de São Sebastião (ASSS) e de Maresias (ASM), Federação Paulista de Surf, Ocean Travel e divulgação da FMA Notícias. Realização: Rip Curl.