O potiguar Italo Ferreira, o paulista Luan Carvalho e o catarinense Cauê Wood, já confirmaram suas vagas para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP na Bahia.
E os dois últimos representantes da América do Sul serão definidos no sábado decisivo do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival em Salvador.
No momento, o paulista Geovane Ferreira e o catarinense Matheus Navarro estão no time, mas ambos já perderam e são ameaçados por sete dos oito surfistas que passaram para as quartas de final da etapa que fecha o ASP South America Pro Junior Series 2012 na Bahia.
O líder do ranking, Italo Ferreira, foi eliminado na sexta-feira e Luan Carvalho é o único que pode lhe tirar o título sul-americano, mas precisa vencer o Surf Eco Festival neste sábado em Salvador.
A primeira disputa por classificação para o último dia foi adrenalizante, com quatro concorrentes para o Circuito Mundial lutando por apenas duas vagas nas quartas de final.
Cauê Wood tinha assumido a vice-liderança pela manhã, mas terminou em último e foi ultrapassado pelo vencedor da bateria, Luan Carvalho. E outro paulista, Victor Bernardo, ganhou a batalha pelo segundo lugar de Matheus Navarro, que ficou na rabeira da lista dos cinco que vão para o Mundial Pro Junior.
“Para mim, cada bateria agora é uma final, então tem que dar o máximo e explorar as manobras no limite pra obter boas notas”, disse Luan Carvalho.
“Acho que já confirmei meu nome no Mundial e estou muito feliz por ter conseguido isso. Agora é me cuidar, porque o tornozelo (contundido na quinta-feira) ainda dói bastante, mas vai dar tudo certo. Eu também tenho chances de ser campeão sul-americano, então vou dar uma secadinha no Italo (Ferreira), mas o que tiver que ser, vai ser”.
Cinco vagas Correndo por fora, o paulista Victor Bernardo, de apenas 15 anos de idade, é a grande surpresa do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival. Ele está acertando quase todos os aéreos que arrisca e já saltou da 32.a para a 15.a posição no ranking Pro Junior.
A ASP South America sempre reserva duas vagas para os surfistas do continente mais bem colocados no ranking mundial unificado da ASP. Porém, apenas o paranaense Peterson Crisanto aceitou o convite, então sobrou uma vaga para o ranking sul-americano, que passou a indicar cinco atletas para o time masculino.
##
Com isso, fora Luan Carvalho que já está garantido, todos os outros sete classificados para as quartas de final têm chances matemáticas de conseguir as duas últimas vagas, no momento ocupadas por Geovane Ferreira (quarto colocado com os resultados da sexta-feira atualizados no ranking) e Matheus Navarro (quinto). Victor Bernardo é um deles e terá um duelo direto com o pernambucano Ian Gouveia na segunda quarta de final.
“Estou muito feliz. Só tenho 15 anos e já estou disputando vaga aí com a galera até 20 anos, então é continuar surfando tranquilo para ver no que vai dar”, falou Victor Bernardo. “Eu estou conseguindo surfar bem essas ondas aqui, acabei tirando dois caras que estavam brigando até pelo título sul-americano, o Cauê (Wood) e o Matheus (Navarro). Agora entrei na briga por vaga também, então é só felicidade”.
Queda do líder E se Luan Carvalho falou em dar uma “secadinha” no Italo Ferreira, parece ter dado certo. O potiguar acabou eliminado pelo paulista Gabriel André e o pernambucano Ian Gouveia, que venceu a bateria. O filho do maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, Fábio Gouveia, foi vice-campeão sul-americano no ano passado e já defendeu o Brasil no ASP World Pro Junior em 2011. Agora pode conquistar a vaga de novo.
“Eu não estava pensando muito nisso, só queria mesmo ir passando as baterias e acho até melhor assim porque não fica muita pressão. É bom estar correndo por fora”, falou Ian Gouveia. “Tem muita gente que está embolada no ranking, quase todos têm chance de conseguir vaga pro Mundial e eu estou lá atrás. Então vou continuar ficando na minha, tranqüilo e quem sabe dá certo. Vamos ver amanhã (sábado) como vai ser”.
Estreia das meninas Na tarde da sexta-feira, foi iniciada a categoria feminina que classifica as duas melhores para o ASP World Junior Championship 2012. A líder do ranking, Juliana Meneguel, foi derrotada pela venezuelana Rosanny Alvarez e a disputa pelas duas vagas para o Mundial, bem como pelo título sul-americano, ficou aberta.
A paulista pode até terminar empatada com Carol Fernandes, caso a carioca vença o Radical Wave Surf Eco Festival. Já a capixaba Barbara Segatto precisa da vitória em Salvador para entrar no time.
Títulos sul-americanos Mesmo eliminada pela agora vice-líder do ranking, Rosanny Alvarez, a paulista Juliana Meneguel permanece em primeiro lugar na classificação geral. A carioca Carol Fernandes e a capixaba Barbara Segatto também ganharam as suas baterias e subiram para o terceiro e quarto lugar, respectivamente. Das três, só a Barbara não tem chance de brigar pelo título sul-americano feminino do ASP South America Pro Junior Series 2012.
No masculino, a disputa envolve apenas dois surfistas. O potiguar Italo Ferreira, que neste já conquistou o título brasileiro Pro Junior, também foi derrotado na sexta-feira e continua em primeiro lugar no ranking. Ele só não será o campeão sul-americano se o paulista Luan Carvalho conseguir a vitória nas ondas da Praia de Jaguaribe, neste sábado em Salvador.
As etapas do ASP Pro Junior masculino e feminino são homologadas pela ASP South America e transmitidas ao vivo pelo SurfBahia.