“O Oceano”, nome dado à próxima exposição de artes e fotos da feira The Board Trader Show, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro em São Paulo, foi inspirado na magia única, imensidão infinita e cores sedutoras dos oceanos, que servem como inspiração para as vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os artistas e fotógrafos que participarão da exposição têm sua vidas conectadas aos oceanos, e lá que buscam suas inspirações, alegrias e energia para suas vidas diárias.
Estamos trazendo um time de peso com nomes conhecidos mundialmente nos meios da fotografia e surf art. Um verdadeiro show de cores, criatividade, técnicas e o mais alto nível de fotos.
Vocês poderão acompanhar por aqui, semanalmente, os perfis de artistas e fotógrafos que estarão na exposição “O Oceano”, durante a The Board Trader Show.
Luiz Carlos Marinovic Doro é surfista e nasceu em 1971 na cidade de São Paulo, mas atualmente reside em Praia Grande. Formado em educação física pela Universidade de São Paulo (USP) e técnico em artes gráficas pelo SENAI, sempre procurou unir as duas coisas que mais admira: a pintura e os estudos relacionados ao surfe.
Realizou seu mestrado com surfistas de Santos (SP) e atualmente continua a pesquisar “a qualidade de vida dos surfistas” no doutorado em Ciências da Saúde na UNIFESP da Baixada Santista.
“Acredito que a arte e os estudos acadêmicos possam contribuir para engrandecer o universo do surfe. Parece incrível, mas sempre que estou pesquisando vejo alguma foto de surfe ou outra situação que automaticamente me inspira a transformá-las em pinturas. Por isso acho intensa essa relação entre estudo e arte”, relata.
Suas obras retratam de forma realista todo o contexto que envolve essa modalidade esportiva, sem deixar de lado as cores e a harmonia que somente o surfe pode proporcionar a imaginação dos artistas.
Tem como seu estilo principal a fusão de imagens dentro de um quadro. Podemos encontrar tartarugas, manobras, pássaros, cultura e costumes de países, além de ondas perfeitas contempladas no mesmo espaço.
“Acho interessante misturar situações reais do surfe com os aspectos culturais dos países que são privilegiados com boas ondas. Penso que a pintura tem a possibilidade de transmitir além do visual um conhecimento mais profundo sobre determinada parte do mundo em especial de lugares como Havaí, Indonésia, Austrália, Costa Rica, do nosso Brasil e tantos outros.”
Apesar de morar na praia, Luiz Doro tem seu ateliê situado em São Paulo, próximo à região do Tatuapé. Além de exposições em feiras internacionais de surfe (Surf Beach Show), Espaço Cultural Aloha (Minas Gerais) ele teve seus trabalhos divulgados em importantes meios de comunicação como Diário da Tarde (Belo Horizonte), Go Surfe (Rio Grande do Sul), Planeta Água, Mareas (Uruguai), Venice, além do site Waves.
Para saber mais, envie mensagem para [email protected].