Foi confirmado para os dias 28 e 29 de novembro o segundo Macumba Longboard Classic Surf Festival, na praia da Macumba (RJ).
Como o próprio nome diz, o campeonato tem caráter de Festival, não valendo pontos para nenhum ranking, nem regional ou nacional.
Não haverá a categoria Profissional, mas qualquer surfista está apto a participar. As categorias em disputa serão: Até 29; de 30 a 39; de 40 a 49; de 50 a 59; de 60 ou mais; Legends; Open Feminino; Open Masculino e SUP.
Serão seis Longboards de premiação, blocos, wetsuits, óculos, skate e vários acessórios para surf.
O Macumba Longboard Classic Surf Festival deixará um legado, que será o lançamento da pedra fundamental do Posto de Salvamento da praia da Macumba, situado próximo ao Rico Point. Os juízes foram escolhidos através da sua história nos pranchões, sendo um dos pontos a ser exaltado. Wady Mansur, Otávio Pacheco e Mudinho estarão comandando as ações dentro do palanque.
História do pico – Localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a praia da Macumba é o mais tradicional point do longboard carioca e berço de grandes nomes dos pranchões, como Marcelo Freitas, Roger Barros, Mainá Thompson, André Luis Deca.
Foi na Macumba que o lendário Rico de Souza escolheu para realizar os campeonatos Petrobrás Longboard Classic, que por 10 anos marcaram época na cena nacional do longboard. É lá também que o campeão mundial Phil Rajzman e Chloé Calmon, atual terceira colocada no ranking mundial da WSL costumam fazer suas sessões de treino.