Rico de Souza – Terra Surf & Beach Show Legends 2003 – Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Rafael Sobral. |
Com duas etapas, a competição começará na praia da Macumba, de 4 a 6 de junho. Além da disputa nas ondas cariocas, o campeonato se destaca por uma preocupação social, promovendo replantio da vegetação nativa das praias, conscientização da população local e reeditando a escola de capacitação para crianças carentes do Recreio dos Bandeirantes, que aprender a fazer reparos em pranchas.
Danilo Mullinha defende o título do Petrobras Longboard Classic 2003. Foto: Gerson Filho / Ricosurf.com.br. |
A competição reúne as principais feras das praias brasileiras. O carioca Marcelo Freitas, que faturou o ISA Games deste ano, já garantiu presença, assim como o atual campeão brasileiro, o paulista Paulo Kid. O Circuito terá também a participação de Picuruta Salazar, lenda do surfe nacional, com mais de 150 títulos na carreira, Danilo Mullinha, campeão na Macumba ano passado, Phil Rajzman, Mica e outros.
O campeonato será dividido em seis categorias: Profissional, para atletas de qualquer idade filiados à ABRASP ou à ASP; Júnior (até 18 anos); Master (de 19 a 29); Super Master (de 30 a 39); Legends (40 a 49); Super Legends (mais de 50) e Feminino (aberto).
Numa parceria inédita em campeonatos de surfe no país, a Rico Promoções acertou com o Grupamento de Salvamento Marítimo dos Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (G-MAR) para que o órgão seja o responsável pela segurança aquática durante o Petrobras Longboard Classic, e no Velox de Surfe Amador, dias 26 e 27, na Barra da Tijuca.
De acordo com a parceria, o G-Mar receberá dos organizadores equipamentos de segurança que facilitam o trabalho de salvamento. A iniciativa partiu de Rico de Souza, que em sua última viagem ao Hawaii percebeu que ações desse tipo são altamente proveitosas em praias onde o índice de afogamento é alto.
Os primeiros equipamentos cedidos pela Rico Promoções serão os rescue sleds,
espécie de pranchas de bodyboard que são acopladas aos jet-skis e utilizados para resgates de alto risco em lugares como Jaws, Maverick’s, entre outros.
“Espero que outras empresas sigam nosso exemplo e se aliem ao poder público para melhorar os serviços prestados à sociedade. Sei que o G-Mar faria um trabalho impecável mesmo sem a contra-partida de nossa parte, mas acredito que estes equipamentos serão de grande valia para a corporação”, disse Rico.