O Zicatela Pro 2010 começou na última quinta-feira (29/7) em ondas perfeitas de mais de 1 metro em Puerto Escondido, México.
A brasileira Maira Viana foi o grande destaque do primeiro dia e garantiu presença no terceiro round da etapa mexicana.
Neste primeiro dia, ocorreram as duas primeiras fases das categorias Drop Knee e Profissional Feminino, adiando a estreia dos homens para esta sexta-feira.
A carioca Maira Viana caiu na água diante da também brasileira Cláudia Ferrari, campeã mundial e radicada no Hawaii.
A bateria foi bastante disputada, mas Maira aproveitou melhor suas duas ondas e avançou para a terceira fase, quando enfrenta a venezuelana Ruth Parra.
“A minha bateria com a Cláudia foi muito acirrada. Peguei duas ondas boas e fiquei tranquila, mas ela foi muito bem também pegando uma boa onda. A bateria foi de alto nível. Cheguei dez dias antes do evento para me acostumar com o mar. Agora quero continuar focada para chegar a final”, diz Maira.
Para o terceiro round da categoria Profissional Feminino estão previstas as estreias das cabeças-de-chave do evento. A basca Eunate Aguirre e a porto-riquenha Luz Marie Perez competem ao lado das brasileiras Maylla Venturin, vice-líder do ranking mundial e latino, e Karla Costa.
Já na categoria Drop Knee, que oferece 1.000 pontos no ranking mundial, destaque para os líderes do tour. O peruano Cesar Bauer, vencedor do Peruvian Inka Challenge e líder do tour, garantiu sua presença na terceira fase, bem como o havaiano, campeão mundial, Dave Hubbard, e o canário Ardiel Jimenez.
Para esta sexta-feira estão previstas as estreias da categoria Profissional Masculino. Entre os brasileiros, destaque para o capixaba Magno de Oliveira, que luta pelo bicampeonato latino.
“Este evento está muito bom. Tem altas ondas e com certeza deve permanecer no tour. Eu estou bastante focado e espero sair daqui com um bom resultado. Estou preparado”, afirma Magno.
O Zicatela Mexico Pro é transmitido ao vivo pelo site Zicatela Pro.