Em um domingo nublado, o vento deu uma trégua e, apesar de pequenas, as ondas tinham boa formação. Cenário perfeito para a novíssima geração do surfe no Rio de Janeiro, e ilustres convidados de São Paulo e Espírito Santo, travarem belas batalhas nas ondas do Arpoador – berço do surfe competição no Brasil.
A primeira final a entrar na água foi a Feminino, com a vitória de Maju Freitas, filha de Marcelo Freitas, tricampeão mundial de longboard, que marcou a maior nota do campeonato: 9 pontos. A disputa foi boa com a paulista Isabela Saldanha, que terminou em segundo. Completaram essa final Joana Camargo, terceira, e Marina Thompson, a quarta colocada.
Na sequência foram os pré petits, surfistas com até 8 anos, iniciando a fase competitiva. Quem dominou as ações foi o “experiente” Enzo Telles, que marcou 9,50 pontos no somatório das duas ondas, deixando pra trás Miguel Fernandes, segundo, Guilherme Soares, o terceiro e Ramon Kurpan, o quarto classificado.
O dia era de decisão e na categoria Petit, até 10 anos, o confronto foi acirrado entre Ryan Kainalo, que havia se classificado para três semi finais no domingo, e o cearense Guilherme Lemos, que optou surfar sozinho, em ondas distante dos adversários, e acabou levando a melhor. Completaram a final Murilo Coura, terceiro e Rickson Falcão, o quarto classificado.
Já na categoria Infantil, para atletas até 12 anos, deu São Paulo na vitória de Rodrigo Saldanha, que disputou onda a onda com Ryan Kainalo, que em sua segunda final terminou novamente com o vice-campeonato. Nesse confronto o terceiro foi Gabriel Souza, com Sunny Oliveira em quarto.
Enquanto isso, na Iniciantes, para atletas até 14 anos, em uma bateria sem representante do Rio de Janeiro, os paulistas dominaram as ações com os três primeiros lugares no pódio: Kauan Terra de Ubatuba foi o número um, seguido de Eduardo Motta local do Guarujá e Rodrigo Saldanha, mais uma fazer duas finais. Na quarta colocação ficou o cearense Cauã Costa, não tão feliz pelo resultado da final, mas feliz pela premiação que recebeu por vencer a bateria especial Guaraviton de melhor manobra, com um aéreo de frontside.
Serão três etapas na temporada 2016, todas na cidade do Rio de Janeiro. Assim, depois dessa primeira prova no Arpoador, nos dias 18 e 19 de junho, o Circuito seguirá para a Barra da Tijuca, nos dias 10 e 11 de setembro, fechando a temporada nos dias 29 e 30 de outubro, no Recreio dos Bandeirantes.
Resultado final da etapa
Feminino
1 Maju Freitas
2 Isabela Saldanha
3 Joana Camargo
4 Marina Thompson
Pré-Petit
1 Enzo Telles
2 Miguel Fernandes
3 Guilherme Soares
4 Ramon Kurpan
Petit
1 Guilherme Lemos
2 Ryan Kainalo
3 Murilo Coura
4 Rickson Falcão
Infantil
1 Rodrigo Saldanha
2 Ryan Kainalo
3 Gabriel Souza
4 Sunny Oliveira
Iniciantes
1 Kauan Terra
2 Eduardo Motta
3 Rodrigo Saldanha
4 Cauã Costa
Veja os melhores momentos