Favela Surf Clube

Mancini em dose tripla

0

 

Mancini de Souza recebe um dos seus três troféus no Arpoador. Foto: Daniel Vianna.

Crianças e jovens de algumas das principais comunidades do Rio de Janeiro (RJ) participaram da segunda edição do Favela Surf Clube. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de dezembro na praia do Arpoador, Zona Sul da cidade. 

 

Clique aqui para ver as fotos

 

O grande vencedor foi Mancini Souza, que conquistou o título em três categorias: Iniciantes, Mirim e Junior. As vitórias não foram fáceis. Ele enfrentou nas três finais o experiente Anderson Carvalho, o “Picachu”, que terminou em segundo em todas.

 

“Eu quase não corri o campeonato. Um amigo, o Romulo, me chamou na última hora e me emprestou a prancha. Fiquei sem surfar durante alguns meses. Só voltei a treinar na quarta. Fiquei muito emocionado com as vitórias”, falou Mancini, após participar da premiação e chorar com a mensagem que Alexandre Pretão, presidente do Favela Surf Clube.

 

“Quero dar os parabéns a você, Mancini. Essas vitórias só demonstram o seu potencial. Todos aqui só querem seu bem. Queremos que você volte a se dedicar aos estudos para poder se desenvolver ainda mais”, disse Pretão.

 

Na categoria Feminino, a grande vencedora foi Joyce Silva. A garota ganhou uma nova prancha e fez questão de doar a sua usada, mas em bom estado, para a Associação de Surf da Rocinha, que também participou do evento. Na categoria Open, o campeão foi o surfista conhecido como Bula.

 

Outro destaque da competição foi o fato de uma das pranchas que serviram de premiação foram fabricada por um dos alunos da ONG. Carlos Eduardo, que foi um dos finalistas da categoria Mirim, foi quem desenhou e fabricou a prancha no Favela Surf Clube, após as aulas que teve dentro do projeto.

 

O público também se solidarizou e doou pranchas para o Favela Surf Clube, que prontamente as deu para a Associação de Surf da Rocinha, que no momento tem uma necessidade maior de material para trabalhar.

 

A ONG  Alguns moradores do Cantagalo queriam surfar, mas não tinha pranchas, então criaram o Surfavela em 1988. No início era só um grupo de garotos que emprestava pranchas uns para os outros. O empresário Marcelo Silva doou as quatro primeiras pranchas para Pretão, Jairo Pezão, Camelinho e Bochecha.

 

O projeto ganhou força e organização. No ano 2000, a Associação passou a se chamar Favela Surf Clube. Hoje a ONG organiza campeonatos, oferece aulas gratuitas de Surf, e oficinas de conserto e fabricação de pranchas para jovens do complexo do Cantagalo e Pavão / Pavãozinho.

 

O objetivo é manter a integração social desses jovens por meio do surf e minimizar os efeitos causados pela desigualdade econômica e cultural. A ONG Favela Surf Clube tem patrocínio da Nike.

 

Resultados

 

Feminino


1 Joyce Silva

2 Joyce de Carvalho

3 Valesca de Menezes

4 Carol Bispo

 

Open


1 Bula

2 Kevin Silva

3 Gabriel 

4 Carlos Silva

 

Iniciantes


1 Mancini Souza

2 Anderson Picachu

3 Bruno Lucas

4 Hugo Soares

 

Mirim


1 Mancini Souza

2 Anderson Picachu

3 Alexandre Santos

4 Carlos Eduardo

 

Junior


1 Mancini Souza

2 Anderson Picachu

3 Kevin Silva

4 Renan da Silva