Mandinho fica na elite em 2007

0

Armando Daltro fica com vaga no SuperSurf destinada aos surfistas contundidos. Foto: Covered Images / Morris.

A Abrasp anunciou a indicação do baiano Armando Daltro para disputar todas as etapas do SuperSurf na vaga reservada ao atleta que sofreu alguma contusão durante a temporada.

No fim de 2005, ele teve de operar o ombro e ficou afastado das competições durante sete meses, perdendo inclusive a primeira etapa, realizada na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC). Depois, voltou fora de ritmo à etapa de Maresias e não conseguiu ficar entre os 36 primeiros colocados no ranking de 2006.

Trigésimo nono colocado, Daltro teve seu pedido acatado pelo Conselho Executivo da ABRASP e vai permanecer na divisão de elite do surfe nacional no ano que vem.

Bruno Galini pode completar time baiano na elite brasileira. Foto: Gabriel Macedo.


Com isso, a Bahia continua com os seus cinco mesmos representantes do SuperSurf 2006 e poderá ter um reforço vindo do ranking do Circuito Nordestino que será encerrado em dezembro na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

Com a vitória na etapa da Bahia, em casa, o surfista de Ilhéus Bruno Galini vai defender uma das quatro vagas que vão fechar a lista dos 60 componentes do grupo masculino para a divisão principal do Circuito Brasileiro da ABRASP em 2007. Outros baianos que estão na briga pela classificação são Heloy Júnior e Rudá Carvalho.


A Editora Abril, que criou o SuperSurf quando adquiriu os direitos de realização da competição máxima do esporte a nível nacional no ano 2000, vai indicar dois convidados e a preferência é para os surfistas que estão saindo do WCT, como o tricampeão brasileiro Peterson Rosa, Marcelo Nunes, Paulo Moura, Pedro Henrique e Yuri Sodré.

Os dois últimos foram top-16 no SuperSurf em 2005, mas não puderam competir no circuito neste ano por terem entrado no WCT e já estão fora da elite mundial, portanto a escolha não será fácil para os organizadores do circuito nacional mais rico do mundo.


Veja a relação, dividida por estados, dos atletas já confirmados e que no momento estão ocupando as últimas vagas para o SuperSurf 2007.

Importante destacar que o estado de São Paulo já não tem mais maioria absoluta como apresentou desde o ano 2000, pois perdeu dez surfistas e passou a ter o mesmo número de 18 representantes do Rio de Janeiro:


São Paulo – 18 surfistas ?
Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Wagner Pupo, Beto Fernandes, Hizunomê Bettero, Tadeu Pereira, Bruno Moreira, Edgley Santos, Ricardo Ferreira, David do Carmo, Flávio Tavares, Cláudia Gonçalves, Suelen Naraisa, Francisca Pereira, Luana Prado e Bruna Queiroz estão confirmados e Saulo Júnior e Alexandre Moliterno no momento, dia 18 de novembro, estavam se classificando pelos rankings paulista e da região Sudeste.

Rio de Janeiro – 18 – Leonardo Neves, Simão Romão, Guilherme Herdy, Marcelo Trekinho, Gustavo Fernandes, Pedro Muller, Alexandre Almeida, Anselmo Correia, Leandro Bastos, Bruno Santos, Andréa Lopes , Taís de Almeida, Juliana Guimarães, Brigitte Mayer, Alessandra Vieira e a novidade Suelen Ferreira já confirmados, com Igor Morais e Ronnie Martins se classificando, no dia 18 de novembro, pelos rankings regionais do sudeste.


Santa Catarina – 15 ? Marco Polo, Raphael Becker, Guga Arruda, Andreas Eduardo, Diego Rosa, William Cardoso, Thiago Bianchini, Juliana Quint, Larissa Barbieri, Marina Werneck e as novidades já confirmadas Camila Amarante e Brenda Rodrigues, com Pedro Norberto, Ricardo Ortiz e Guilherme Ferreira, no dia 18 de novembro, se classificando pelos rankings do Circuito Sul-Brasileiro e do Catarinense, que serão encerrados em dezembro.

Ceará – 11 ? Heitor Alves, André Silva, Claudemir Lima, Dunga Neto, Thiago de Souza, Lucinho Lima, Angelino Santos e a novidade confirmada Felipe Martins, com Adilton Mariano e Messias Félix entrando pelo ranking nordestino que será finalizado em dezembro e Tita Tavares confirmando seu retorno ao grupo das tops competindo como convidada da Editora Abril nas etapas do SuperSurf 2006.

Bahia – 6 – Flávio Costa, Crhistiano Spirro, Wilson Nora, Jojó de Olivença, Armando Daltro e Bruno Galini entrando pelo ranking provisório do circuito nordestino.


Rio Grande do Norte ? 5 ?
Danilo Costa, Joca Júnior e no feminino Alcione Silva, Viviane Maria e a campeã brasileira da divisão de acesso em 2006, Krisna de Souza.


Paraná ? 3 ?
o campeão brasileiro Jihad Kohdr, Maicon Rosa e a novidade Bruna Schmitz.

Paraíba – 2 ? Fábio Gouveia e Jano Belo


Rio Grande do Sul ? 2 ? Daison Pereira e Stefano Dornelles entrando pelo ranking gaúcho que será finalizado nos dias 01 a 03 de dezembro.


Pernambuco ? 2 ? Sávio Carneiro e Pedro Lima entrando pelo ranking nordestino que será encerrado em dezembro.


Espírito Santo ? 1 ? Yries Pereira continua como única representante