Skatistas de diversas modalidades reuniram-se no último sábado (24/7), na ladeira do Parque da Independência, localizada no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), para protestar contra a proibição do skate no local.
No último dia 8 de julho, a nova administradora do parque, Adriana Jadão Barreiros, assinou um decreto que veta a prática de skate, bicicleta e patinete no local, sob pena de ter o equipamento apreendido e seu proprietário preso. A decisão foi tomada pela Secretária do Verde e do Meio Ambiente.
O protesto, organizado pela Associação de Skatistas Quintal do Ipiranga, ocorreu de forma pacífica e contou com a participação de representantes públicos, como Thiago Lobo, ex-coordenador de Esportes Radicais da Prefeitura de São Paulo, Alê Youssef, candidato a deputado estadual, e Alberto Turco Loco, antigo representante dos skatistas na Câmara dos Deputados.
“Nós vamos vencer essa guerra, mas não será com luta, será com palavras”, afirmou Thiago Lobo, que durante sua gestão na prefeitura realizou um campeonato de downhill na Ladeira do Museu. O evento fez parte da Virada Esportiva 2009.
O protesto também lembrou a morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, atropelado na última terça-feira (20/7) enquanto andava de skate em um túnel interditado na capital do Rio de Janeiro.
O movimento pela liberação do skate no museu tem um novo protesto marcado para o dia 8 de agosto, quando a proibição passa a valer definitivamente.
Até lá, a Associação de Skatistas do Quintal do Ipiranga pretende reunir o máximo possível de assinaturas pelo abaixo assinado online.
Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.
Para obter mais informações sobre a proibição, acesse o site Quintal do Ipiranga.
Leia mais