Tubarões

‘Mantenha a calma e saia imediatamente da água!’

0
1024x705

Aparente aumento nas aparições de tubarão causa apreensão na Califórnia (EUA). Foto: Reprodução / Getty Images.

 

Embora não seja surpresa o fato de há tubarões compartilhando o oceano conosco, nas últimas semanas, a aparição cada vez mais frequente deles na região de Orange County, na Califórnia (EUA), tem chamado a atenção de autoridades, remadores e surfistas.

 

Tubarões foram vistos na famosa de Trestles, em torno de San Clemente, e houve um ataque recente perto de San Onofre.

 

O vídeo abaixo, gravado na última de quarta-feira, é de um helicóptero do Departamento do Xerife do Condado de Orange e mostra vários tubarões em Dana Point. Nele, o oficial Brian Stockbridge adverte um remador de stand up paddle, via alto-falante, para que saia imediatamente do mar: “Você está remando ao lado de aproximadamente 15 grandes tubarões brancos. Pedimos que você saia imediatamente da água de uma forma calma”, alerta.

 

 

No mesmo dia, surfistas também foram advertidos a sair da água em uma praia ao norte de San Onofre, pois, tubarões também foram avistados na área pelo mesmo helicóptero.

 

As autoridades alertam que há, em princípio, um aumento súbito de registros relacionados a avistamentos de tubarões, no entanto, ainda é cedo para apontar a causa e existem muitos motivos que podem (ou não) estar relacionados: mudanças de temperatura da água, problemas da cadeia alimentar, migrações comuns nesta época do ano, poluição ou, simplesmente o fato de haver mais pessoas na água com câmeras.

 

Avistar animais marinhos durante uma remada, sobretudo para quem se aventura em águas mais profundas, não é algo extraordinário para praticantes de esportes como stand up padle e canoagem polinésia, e a comunidade de remadores da Califórnia pede para que os praticantes desses esportes não deixem de ir para a água por conta dessas aparições, até porque os tubarões sempre estiveram lá.

 

No entanto, é desaconselhável remar sozinho. Autoridades pedem a todos os praticantes de water sports que redobrem a atenção aos sinais de alerta, evitem ficar próximos a populações de focas (alimento preferido dos tubarões) e, claro, se um helicóptero lhe disser para sair da água, saia imediatamente – e de forma calma!