Ciclone extratropical

Mar deve subir

Joaquina, Florianópolis (SC)

 

Se tudo ocorrer dentro do previsto, o mar vai subir na Joaquina (SC) e em outras praias da região. Foto: James Thisted.

De acordo com os gráficos de previsão, um ciclone extratropical gera um potente swell de Sul que deve atingir a região Sul / Sudeste do Brasil nas próximas 48 horas.

 

Entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná, as ondas podem ultrapassar 2,5 metros na manhã desta quarta-feira (10/11). 

 

O vento Sul que acompanha a entrada da ondulação sopra forte nas primeiras horas do dia e o período de pico será baixo, de aproximadamente 6 segundos. No decorrer da tarde, o vento ameniza, o período de pico dispara para quase 10 segundos e a condição deve melhorar significativamente.

 

Na quinta-feira (11/11), o swell mantém a direção e perde força. O vento Sul / Sudeste sopra fraco e o período fica na casa dos 10 segundos.

 

No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a ondulação atinge seu ápice entre o final da tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira (11/11). As maiores séries podem ultrapassar 2 metros nos picos mais expostos. 

 

A previsão também indica vento Sul entre forte e moderado nas primeiras horas desta quarta-feira no litoral paulista e carioca. Mas assim como no litoral Sul, o vento ameniza, o período sobe durante a tarde e as condições devem melhorar.

 

Na quinta-feira, o swell mantém a direção e perde força gradativamente depois do meio dia. O vento vira para Sudeste, sopra fraco e o período sobe para quase 10 segundos.

 

Exit mobile version