Investir nas categorias de base para o desenvolvimento do esporte nacional. É com esta filosofia que a empresa de surfwear Maresia investe no Maresia Brasileiro de Surf, o maior circuito destinado a surfistas amadores do País, que tem sua segunda etapa confirmada para acontecer entre os dias 15 e 17 de maio. O local escolhido para a disputa é a praia de Itamambuca, em Ubatuba, tradicional palco de campeonatos da modalidade desde o início da década de 1970.
Organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), o Maresia Brasileiro tem investimento total de R$ 190 mil, divididos pelas quatro etapas da temporada ? a primeira ocorreu em São Gonçalo do Amarante/CE, a terceira será em Olivença/BA (21 a 23 de agosto) e a quarta, no Balneário Camboriú/SC (18 a 20 de setembro).
“Temos a certeza de que, investindo em jovens talentos, o Brasil continuará por muitos anos se destacando no cenário do surfe mundial?, afirmou Sebastião Dantas, diretor-geral da Sand Beach, empresa responsável pela marca Maresia.
Este é o sexto ano consecutivo que Maresia é a patrocinadora oficial do torneio que define os atletas que representam o Brasil em eventos mundiais, como, por exemplo, o ISA World Surfing Games (Olimpíada do esporte) e o Pan-americano de Surf.
“Investir no Circuito Brasileiro Amador é a forma mais direta para o desenvolvimento de uma geração inteira ligada ao surfe nacional?, declarou Sebastião Dantas. “A Maresia não mede esforços em contribuir para o crescimento do surfe do País?, ressaltou Juca de Barros, presidente da CBS.
A expectativa da entidade máxima do surfe amador do Brasil é que 196 surfistas, representando 14 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE e PA), compitam nas ondas da praia de Itamambuca. Ao todo, seis categorias individuais (Iniciante, Mirim, Júnior, Open, Feminino Júnior e Feminino open), além da disputa por equipes, estarão em jogo.
Após a disputa da etapa de Ubatuba, os primeiros colocados no ranking das categorias Open, Júnior e Feminino Open garantem vaga na equipe que representará o Brasil nos Jogos Mundiais de Surf, na Costa Rica, entre os dias 1 e 8 de agosto. Com uma etapa realizada o potiguar Djackson Paulino lidera a Open; a capixaba Bárbara Seggato, a Feminino Open, e o representante de Santa Catarina Ian Gouveia, a Júnior.
A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS), tem o patrocínio da Maresia. Os co-patrocinadores são Bad Boy, Cast Laminação, Pranchas Zecão, Movie Action, Rhyno Foam, Ha Long, Mutuca, Escola Zecão de Surf. O apoio é da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Revista Fluir, site Waves.com.br, Governo do Estado de São Paulo ? através Secretaria da Juventude Esporte e Lazer ?, Prefeitura de Ubatuba, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.