Estrutura do Billabong Pro 2004, em frente a famosa seção de Supertubes, em Jeffreys Bay, África do Sul. Foto: © ASP Karen. |
Dois brasileiros competiram e o catarinense Neco Padaratz acabou eliminado pelo norte-americano Cory Lopez, mas o potiguar Marcelo Nunes derrotou o australiano Michael Campbell para se juntar ao paranaense Peterson Rosa e ao carioca Raoni Monteiro na terceira rodada da competição.
Os dois confrontos envolvendo os brasileiros foram definidos por pequenas diferenças. O catarinense Neco Padaratz foi o primeiro a entrar no mar e cometeu um erro ao deixar passar uma onda que praticamente decidiu a vitória de Cory Lopez. Nela, o norte-americano arrancou a maior nota – 9,67 – do Billabong Pro 2004 ao pegar três tubos numa longa direita que atravessou a sessão Supertubes em Jeffreys Bay.
Neco Padaratz deu mole e acabou eliminado do evento pelo norte-americano Cory Lopez. Foto: © ASP Karen. |
“O Neco tinha a prioridade, mas deixou a onda passar e eu fui” recordou Cory Lopez. “E fui amarradão porque virou realmente uma boa onda. Eu entrei na direita já dentro de um bom tubo, sai e entrei em outro e então outro (risadas). Estou com uma prancha muito boa para estas condições e muito confiante em conquistar um bom resultado aqui para melhorar minha posição no ranking, que não é boa”, falou Cory.
Na disputa seguinte, o potiguar Marcelo Nunes teve mais sorte para superar Michael Campbell com o apertado placar de 11,67 x 11,13 pontos. O brasileiro só pegou três ondas durante toda a bateria, contra oito do australiano que largou na frente com uma nota 5,33.
Marcelo Nunes venceu o aussie Michael Campbell e se juntou a Raoni e Peterson no round 3. Foto: © ASP Karen. |
“Acho que tive um pouco de sorte na bateria, pois não vieram muitas ondas”, disse Nunes. “Eu surfei bem, mas a disputa foi bem difícil. Estou muito feliz com a classificação e vou continuar trabalhando para ter o meu melhor ano no WCT nessa minha terceira temporada na elite mundial”, falou Marcelo Nunes, que agora vai enfrentar uma pedreira na 14a bateria da terceira rodada do Billabong Pro, o experiente havaiano Sunny Garcia.
Mas, o primeiro brasileiro a disputar classificação para as oitavas-de-final será o carioca Raoni Monteiro, que foi escalado na quinta bateria com o australiano Michael Lowe. Já o paranaense Peterson Rosa pega Tom Whitaker na décima bateria e se passar pelo australiano terá como adversário nas oitavas-de-final provavelmente o defensor do título do Billabong Pro, Kelly Slater, isso se o hexacampeão mundial também tiver superado o convidado Bede Durbidge no confronto anterior.
As baterias dos maiores favoritos ao título em Jeffreys Bay são as grandes atrações da terceira fase, principalmente a que envolve o bicampeão mundial Andy Irons contra o sul-africano Sean Holmes. Nos dois últimos anos, Holmes eliminou o havaiano justamente nessa rodada e isso fez com que Irons chegasse uma semana antes para treinar nas direitas mais longas do mundo.
Aproveitando sua estada na África do Sul, o havaiano participou do WQS 6 estrelas de Durban e venceu o Mr. Price Pro no último domingo. Com isso, acabou com uma supremacia brasileira construída com três vitórias consecutivas em North Beach, conquistadas pelo paranaense Peterson Rosa em 2000, o paulista Beto Fernandes em 2001 e o catarinense Neco Padaratz em 2002.
Billabong Pro – repescagem
12 Richard Lovett (Aus) 15.16 x 5.17 Beau Emerton (Aus)
13 Kalani Robb (Haw) 12.50 x 10.57 Tim Curran (EUA)
14 Cory Lopez (EUA) 13.34 x 12.66 Neco Padaratz (Bra)
15 Marcelo Nunes (Bra) 11.67 x 11.13 Michael Campbell (Aus)
16 Tom Whitaker (Aus) 16.50 x 13.00 Trent Munro (Aus)
Baterias da terceira fase
1 Damien Hobgood (EUA) x Luke Hitchings (Aus)
2 Jake Paterson (Aus) x Kalani Robb (Haw)
3 Lee Winkler (Aus) x Cory Lopez (EUA)
4 Mark Occhilupo (Aus) x Shane Beschen (EUA)
5 Michael Lowe (Aus) x Raoni Monteiro (Bra)
6 Dean Morrison (Aus) x Nathan Webster (Aus)
7 Richie Lovett (Aus) x Phil MacDonald (Aus)
8 Andy Irons (Haw) x Sean Holmes (Afr)
9 Kelly Slater (EUA) x Bede Durbidge (Aus)
10 Peterson Rosa (Bra) x Tom Whitaker (Aus)
11 Joel Parkinson (Aus) x Chris Davidson (Aus)
12 Nathan Hedge (Aus) x Troy Brooks (Aus)
13 CJ Hobgood (EUA) x Shane Powell (Aus)
14 Sunny Garcia (Haw) x Marcelo Nunes (Bra)
15 Taj Burrow (Aus) x Greg Emslie (Afr)
16 Daniel Wills (Aus) x Toby Martin (Aus)