Marcelo Nunes despacha Kelly Slater e avança para as quartas-de-final. Foto arquivo: Ricardo Macario. |
Entre os dezesseis classificados para as quartas-de-final, que abrem o último dia de disputas no quarto evento com nível máximo 6 estrelas do WQS 2004, seis são dos Estados Unidos, seis da Austrália, dois do Hawaii e dois do Brasil.
O destaque do Brasil foi o potiguar Marcelo Nunes, que despachou o ídolo maior Kelly Slater no sábado em ondas irregulares de 1 metro.
Além dele, o
Victor Ribas também segue na competição. Foto arquivo: ASP World Tour/Robertson. |
Vitinho e Nunes são as únicas esperanças de vitória brasileira no US Open, pois a catarinense Jacqueline Silva terminou em quarto lugar na categoria Feminina, encerrada no sábado com a australiana Chelsea Georgeson conquistando o bicampeonato em Huntington Beach.
Já na categoria Masculina do Honda US Open of Surfing, o potiguar Marcelo Nunes salvou a pátria e frustrou a torcida norte-americana ao despachar o hexacampeão mundial Kelly Slater nas oitavas-de-final.
Ele tirou uma nota 7 em sua segunda onda e liderou praticamente toda a bateria nas ondas irregulares de Huntington Beach. Os ídolos locais Kelly Slater e Rob Machado pegaram doze ondas cada, mas nenhuma superou a do brasileiro, que depois conseguiu um 4,5 que lhe confirmou a classificação para o domingo decisivo.
Nos segundos finais, em sua última tentativa Machado pegou uma boa onda, recebeu nota 6,23 e garantiu a vitória com 12,16 pontos, contra 11,50 de Marcelo Nunes. Slater marcou 10,74 pontos e terminou em último, três centésimos abaixo do australiano Bede Durbidge (10,77 pontos).
Na disputa seguinte, o cabofriense Victor Ribas também usou uma nota 7 para segurar sua vaga nas quartas-de-final do US Open. Só que para ele, ela lhe deu a vitória com 12,67 pontos completados em sua última apresentação na bateria. O californiano Taylor Knox confirmou o confronto direto Brasil x Estados Unidos na terceira bateria deste domingo com 10,60 pontos que foram suficientes para despachar o australiano Glenn Hall e o inglês Russell Winter.
Nunes e Vitinho foram os únicos dos oito brasileiros que competiram no sábado a conseguir passar baterias em Huntington Beach.
Antes deles colocarem o Brasil no último dia do campeonato que reuniu 272 surfistas de 19 países, o catarinense Neco Padaratz tinha sido eliminado junto com o havaiano Andy Irons no quarto confronto das oitavas-de-final.
Os trialistas Tim Reyes (EUA) e Luke Stedman (AUS) acabaram tirando os atuais campeões mundiais dos dois circuitos da ASP, mas o número 1 do WCT foi o melhor na bateria. Irons estava vencendo a disputa com 12,27 pontos (notas 6,5 e 5,77), mas cometeu uma interferência e com a penalização só somou uma nota cheia e metade da outra, indo parar em último lugar, terminando na mesma 25a. posição que o outro grande favorito da torcida ao título do US Open, Kelly Slater.
Buscando recuperar a liderança do WQS, Neco tentou de tudo, pegou doze ondas durante a bateria, mas não conseguiu superar os trialistas. O norte-americano Tim Reyes venceu a bateria com 11,93 pontos, o australiano Luke Stedman ficou em segundo lugar com 10,60 pontos, contra os somente 9,93 pontos das duas melhores ondas de Neco Padaratz e os 9,39 pontos que sobraram do bicampeão mundial Andy Irons.
Neco terminou em 17.o lugar na prova, US$ 1,7 mil de prêmio e mil pontos, deixando o caminho livre para o potiguar Marcelo Nunes tentar recolocar o Brasil na ponta do WQS 2004 neste domingo. Para obter mais informações, acesse o site aspworldtour.com .
Baterias das quartas-de-final
1 Trent Munro (Aus), Pat O-Connell (EUA), Kalani Robb (HAV), Cory Lopez (EUA)
2 Richard Lovett (Aus), Kai Otton (AUS), Tim Reyes (EUA), Luke Stedman (Aus)
3 Rob Machado (EUA), Marcelo Nunes (Bra), Victor Ribas (Bra), Taylor Knox (EUA)
4 Dayyan Neve (Aus), Taj Burrow (Aus), Fred Patacchia (Haw), Ben Bourgeois (EUA)