O baiano Marco Fernandez, 17, luta para assumir a liderança na categoria Open do Maresia Brasileiro de Surf, que acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, na praia de Stella Maris, Salvador (BA).
Repetir a vitória conquistada na edição do ano passado, fazer a alegria da torcida local e ultrapassar o capixaba Kristian Kimmerson. Objetivos não faltam para o atleta chegar ao topo do pódio na terceira etapa do evento.
“Acabei de chegar da Costa Rica, vou competir neste final de semana no Circuito Nordestino Profissional e vou treinar muito antes do início da competição. Quero ajudar o time da Bahia a vencer e a subir no ranking. E claro, ficar mais perto do título de campeão brasileiro”, afirma Marquinho, como é chamado pelos amigos.
Depois das etapas do Ceará (Taíba, São Gonçalo do Amarante) e de São Paulo (Itamambuca, Ubatuba), os baianos ocupam a oitava colocação por equipes.
A liderança é de São Paulo, invicta na temporada. Na sequência vêm Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. “Estaríamos melhor se tivéssemos ido para as primeiras provas com a delegação completa, o que acabou não acontecendo”, explica Marco Fernandez.
Segundo o surfista, o fato de competir em casa ajuda muito para alcançar a meta estabelecida pelos dirigentes da Federação Baiana de Surf (FBS), de não deixar a primeira colocação por equipes escapar em casa.
“Com certeza, levamos vantagem pelo fato de sabermos exatamente como as ondas quebram. Só espero que a gente saiba fazer prevalecer todo este conhecimento do mar”, avalia o atleta, que também disputa a categoria Júnior, aberta para atletas de até 18 anos.
O também baiano Christiano Spirro, surfista profissional e manager da equipe Maresia, ressalta que Marco chega forte para a disputa.
“Ele evoluiu muito nos últimos meses, está com o surf no pé e bastante focado. Se não perder a concentração, o que acredito que não acontecerá, ele tem chances significativas de ganhar nas duas categorias”, afirma o baiano.
A terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009 tem o patrocínio exclusivo da Maresia. Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBS). Apoio: Bad Boy, Fluir, Waves, B. Souza, Two Doore, New Look, Shark Blocos,Rede de hotéis Sol Express, Liquid Soul, Petro Bahia, Faz Atleta, Federação Baiana de Surf, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Governo do Estado da Bahia, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ranking depois de duas etapas
Open
1 Kristian Kimmerson (ES) – 1.531 pontos
2 Marco Fernandez (BA) – 1.312
3 Artur Silva (CE) – 1.187
4 Djackson Paulino (RN) – 1.000
5 Gutemberg Silva (CE) – 995
Equipes
1 São Paulo – 2.000 pontos
2 Santa Catarina – 1.620
3 Ceará – 1.458
4 Rio Grande do Norte – 1.430
5 Rio de Janeiro – 1.385
6 Espírito Santo – 1.378
7 Paraíba – 1.068
8 Bahia – 1.062
9 Pernambuco – 779
10 Rio Grande do Sul – 590
11 Alagoas – 387