Marco Polo faz a rota dos tubos em Noronha

Marco Polo - Hang Loose Pro Contest 2004

Marco Polo achou uns canudos de fé na Cacimba do Padre. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
Depois de dois dias de muitos tubos na Cacimba do Padre, as principais estrelas do Hang Loose Pro Contest 2004 finalmente irão estrear nesta quinta-feira em Fernando de Noronha (PE).

 

O defensor do título e atual campeão mundial do World Qualifying Series (WQS), o catarinense Neco Padaratz, vai abrir as disputas pelas vagas para as oitavas-de-final da competição contra o também cabeça-de-chave Danylo Grillo (SP), além de Joca Júnior (RN) e André Gioranelli (RJ).

 

Os dois últimos se classificaram na última rodada das triagens, que foi iniciada em ondas bem melhores do que no primeiro dia, com séries mais constantes variando entre 2 e 2,5 metros (6 a 8 pés) na Cacimba do Padre.

 

Sávio Carneiro ficou com a segunda melhor média do dia. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
Na quarta-feira, os tubos continuaram recebendo as maiores notas e na segunda fase os grandes destaques foram os catarinenses Fernando Moura e Marco Polo.

 

Já nas primeiras baterias da batalha final das triagens, o pernambucano Sávio Carneiro e o havaiano Dustin Barca registraram as maiores pontuações da 19a. edição do campeonato de surfe mais tradicional do Brasil. Válida como segunda etapa do WQS 2004, está em jogo em Fernando de Noronha um total de US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para o ASP World Championship Tour (WCT), a divisão principal do Circuito Mundial de Surfe Profissional.

 

Fernando Moura também arrebentou e passou em primeiro, com Polo em segundo. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
“Aqui é um lugar muito lindo e as ondas hoje (quarta-feira) estavam bem melhores do que ontem”, disse o havaiano Dustin Barca, que estabeleceu um novo recorde de 16,90 pontos (de 20 possíveis) em sua estréia na terceira fase do Hang Loose Pro Contest 2004.

 

“A bateria foi muito disputada, mas tive a sorte de estar no lugar certo para pegar bons tubos e garantir minha classificação”, emendou Barca, que com notas 8,73 e 8,17 derrotou o catarinense Flávio “Teco” Padaratz, o paulista Eric Miyakawa e o espanhol Iker Fuentes.

 

Teco Padaratz liderou boa parte da bateria e ficou feliz por avançar para o evento principal. “Consegui chegar na fase que era para eu

Havaiano Dustin Barca marcou a melhor média, 16,90. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
começar o campeonato né?”, falou Teco, que não fez a inscrição com 30 dias de antecedência para garantir sua condição de cabeça-de-chave do Hang Loose Pro Contest 2004 e teve que entrar na primeira fase das triagens.

 

“Foi bom porque eu já surfei três baterias e sei como está o mar lá dentro. Espero manter o ritmo, continuar pegando as melhores ondas e hoje a condição estava bem melhor do que no primeiro dia.

 

Elas estão menores, porém mais perfeitas do que na terça-feira”, analisou Teco. Ele e Dustin Barca vão agora enfrentar o vice-campeão em Fernando de Noronha no ano passado, Greg Emslie, da África do Sul, além do também cabeça-de-chave Beto Fernandes, da Praia Grande (SP).

 

Antes do havaiano quebrar todos os recordes do campeonato, o pernambucano Sávio Carneiro era o dono da melhor apresentação do Hang Loose Pro Contest 2004. Duas baterias antes, ele igualou os 14,60 pontos registrados pelo catarinense Fernando Moura na segunda fase.

 

“Foi, sem dúvidas, a melhor bateria que disputei aqui em Noronha. O mais alucinante ainda é que finalmente consegui encontrar o caminho dos tubos em um campeonato aqui na Cacimba do Padre, que é um lugar que eu freqüento há muitos anos, mas nunca tinha me dado bem nas competições”, contou Sávio, que avançou junto com o sul-africano Warwick Wright para enfrentar os cabeças-de-chave Adrian Buchan e Kirk Flintoff, ambos australianos, no evento principal.

 

A expectativa é de que o show de surfe nos tubos de Noronha seja ainda maior com a estréia das principais estrelas do Hang Loose Pro Contest 2004 nesta quinta-feira.

 

Mas, uma das melhores baterias de todo o evento até aqui foi a 13a. da segunda fase das triagens, quando os catarinenses Fernando Moura e Marco Polo alcançaram o topo da lista de recordes do campeonato, totalizando respectivamente 14,60 e 14,57 pontos de 20 possíveis.

 

“Enfrentamos o melhor surfista aqui da Ilha (Nego Noronha) e a bateria foi alucinante, porque o mar na hora estava excelente e foi só um tubo atrás do outro. Fiquei muito feliz e quero ver se arrebento também na próxima bateria para quem sabe chegar numa final aqui”, disse Marco Polo.

 

Com apresentação da Nova Schin, o Hang Loose Pro Contest 2004 conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Têxtil Picasso, apoio das surf shops Bali, Overboard, Central Surf, Uluwatu, Surf Trip, Ophicina, Bleat, Styllos, Star Point e Hot Water, além do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir, Waves.Terra e Nivana Turismo.

 

Hang Loose Pro Contest


Cabeças-de-chave da quarta fase

 

1 Neco Padaratz (Bra) e Danylo Grillo (Bra)

2 David Weare (Afr) e Leonardo Neves (Bra)

3 Adrian Buchan (Aus) e Kirk Flintoff (Aus)

4 Eric Rebiere (Fra) e Bruno Santos (Bra)

5 Greg Emslie (Afr) e Beto Fernandes (Bra)

6 Marcelo Nunes (Bra) e Jihad Kohdr (Bra)

7 Rodrigo Dornelles (Bra) e Travis Logie (Afr)

8 Guilherme Herdy (Bra) e Dan Dignam (Aus)

9 Victor Ribas (Bra) e Marcondes Rocha (Bra)

10 Marcelo Trekinho (Bra) e Bernardo Pigmeu (Bra)

11 Armando Daltro (Bra) e Jesse Merle-Jones (Haw)

12 Renan Rocha (Bra) e Dean Randazzo (EUA)

13 Raoni Monteiro (Bra) e Pedro Henrique (Bra)

14 Danilo Costa (Bra) e Yuri Sodré (Bra)

15 Paul Canning (Afr) e Fábio Gouveia (Bra)

16 Paulo Moura (Bra) e Anselmo Correia (Bra)

Exit mobile version