O Maresia Surf International 2007 teve início nesta terça-feira em boas ondas de 1 metro e séries maiores na Praia Brava, Itajaí (SC).
Clique aqui para ver as fotos
A prova válida pelo circuito WQS tem nível 6 estrelas e distribui US$ 125 mil em prêmios, além de 2.500 pontos na corrida por uma vaga na elite mundial do WCT em 2008.
Nesta terça-feira foram realizadas 20 baterias da primeira fase. Destaque para as performances do catarinense Marco Polo, do cearense Adilton Mariano e dos potiguares John Max e Jadson André.
Na oitava bateria, o catarinense Marco Polo encontrou uma boa direita e andou fundo num lindo tubo para arrancar nota 9.80 dos juízes. O catarinense ainda descolou um 8.00 para garantir a primeira colocação.
?A onda foi incrível. Eu tinha a estratégia de impor um forte ritmo e pegar duas ondas logo no início. Mas o fator fundamental nesta bateria foi a paciência. Eu vi que duas ondas tubulares passaram por mim, então foquei em pegar um bom tubo?, revela Marco Polo.
O carioca Anselmo Correia somou 12.60 pontos e ficou em segundo lugar, com Marcelo Coutinho em terceiro, e Stanley Cieslik na quarta colocação.
Na décima bateria do dia, o potiguar Jadson André voou alto num aéreo 360 para descolar nota 8.33.
Jadson ainda surfou outra boa esquerda para somar nota 8.00 e garantir participação na segunda rodada.
O pernambucano Alan Donato ficou em segundo e também garantiu vaga na fase seguinte. O potiguar Fabrício Junior foi terceiro, com o catarinense Renan Jensen na quarta colocação.
No décimo terceiro confronto da primeira fase o potiguar John Max surfou com muita fluidez para garantir notas 8.33 e 6.17 para avançar à fase seguinte na primeira colocação.
O catarinense James Santos também fez uma boa apresentação e garantiu o segundo lugar, barrando o norte-americano Kyle Garson e o também catarinense Michel Flores, terceiro e quarto colocados respectivamente.
Já o cearense Adilton Mariano entrou em ação no décimo quinto confronto do dia contra Péricles Dimitri e os também cearenses Thiago de Souza e André Gonçalves.
Autor de notas 9.50 e 6.67, Mariano venceu o duelo contra Thiago de Souza, segundo colocado. Péricles Dimitri foi terceiro e André Gonçalves o quarto colocado.
A prova deve esquentar ainda mais a partir desta quarta-feira, dia de estréia dos principais cabeças-de-chave da competição.
No momento, quatro brasileiros aparecem entre os 15 na zona de classificação para o WCT 2008. O paranaense Jihad Kohdr e o gaúcho Rodrigo Dornelles estão praticamente confirmados, porém, não matematicamente. O cearense Heitor Alves e o catarinense Neco Padaratz também podem garantir suas vagas no Brasil.
A direção do Maresia Surf International 2007 promove uma nova chamada às 9 horas desta quarta-feira para realização das baterias complementares da primeira rodada.