Marcos Corrêa deu um verdadeiro show nas ondas da praia do Tombo, Guarujá (SP), neste domingo, para faturar o título da categoria Junior do 18º A Tribuna de Surf Colegial. O aluno da Escola Pastor Joaquim Lopes Leão, de São Vicente (SP), não deu chances aos rivais na final, somando incríveis 19,57 pontos de 20 possíveis.
A atuação foi tão forte, que ele se deu ao luxo de descartar uma nota 9,37 (depois do 9,57 e do dez unânime). Entre os rivais que superou estava Victor Bernardo, novo campeão brasileiro Pro Junior e que tinha a vantagem de competir em casa.
Com o resultado, ele garantiu a sua quinta vitória seguida, o segundo título consecutivo no campeonato – foi campeão Mirim no ano passado, ganhando as três etapas e também levou a abertura deste ano.
“Estou muito feliz. Só tenho que agradecer a Deus pelas ótimas ondas que me mandou”, festejou. “Agora é seguir buscando apoio para continuar fazendo o que mais gosto”, revelou o surfista de 17 anos, que mesmo com grandes desempenhos continua sem um patrocinador no bico de sua prancha.
Entre os colégios, o Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, repetiu a dose da primeira etapa e garantiu o 11º troféu da competição, deixando para trás o Don Domênico, também do Guarujá, que ficou com a segunda colocação. A disputa foi acirrada e premiando as duas escolas que investem em bolsas de estudos para surfistas que se destacam na Cidade. Já a Benedicto Calixto, de Itanhaém, sagrou-se a melhor escola pública no evento.
Dos quatro títulos individuais do colegial, a equipe campeã levou dois canecos, com Vitor Mendes, na mirim, e Giovanni Pontes, na Mirim. Também ergueram as taças Júlia dos Santos, do Primo Ferreira, de Santos, comemorando o tricampeonato da categoria, e o experiente Magno Pacheco, da Faculdade Don Domênico, levando o título do Desafio Tri FM / AntiQueda Universitário, disputa criada no final do ano passado.
Junto com Marcos Corrêa, o 18º A Tribuna de Surf Colegial coroou Júlia dos Santos, com seu terceiro título seguido. Em uma disputa muito acirrada com Iara Stella, do Don Domênico, a surfista do Primo Ferreira superou a guarujaense apenas na última onda, somando um 4,5 e um 6,77, garantindo 11,27 pontos, contra 11,17 da adversaria.
“Virei na última onda. Comecei liderando, mas acabei voltando para traz da Iara e acabei virando no finalzinho. A felicidade é imensa. O trabalho foi muito duro em busca do tri. No começo do ano falei com meu treinador que queria isso e nós conseguimos”, destacou a campeã.
Quem também se destacou foi Vitor Mendes. Apesar do segundo lugar na etapa, com 12,20 pontos, atrás de Nathan Kawani, que somou 16,34 dos 20 possíveis, o guarujaense festejou o título inédito nos braços da torcida.
“Estava na fila em busca dessa conquista, busquei esse campeonato, que é muito importante para mim. Agradeço ao apoio da surfwear AntiQueda, que está sempre comigo”, comemorou o atleta, duas vezes vice-campeão da iniciante nos dois últimos anos.
Entre os atletas de até 14 anos, na categoria Iniciante, a briga ficou entre dois grandes amigos fora do mar. Dono do troféu da primeira etapa, Eduardo Mota, do Objetivo Bertioga, ficou em segundo desta vez, atrás do Giovanni Pontes, que havia ficado em segundo na primeira etapa.
Por conta do empate, a colocação da primeira disputa foi descartada e o surfista do Guarujá garantiu o lugar mais alto no pódio pela primeira vez, com uma nota 7 e uma 3,97, somando 10,97, e dedicou a conquista a uma pessoa especial.
“Felicidade muito grande. Hoje é dia dos Pais e eu dedico esse troféu ao meu (Genesis Pontes). Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram enquanto eu estava na água. Agora é só comemorar com todos”, ressaltou o atleta, que foi carregado nos ombros pelo pai.
No Desafio Tri FM/AntiQueda Universitário, criado para dar continuidade ao surf colegial, uma “luta” muito acirrada pelo título. Com ótimas manobras, entre rasgadas e batidas, Magno Pacheco garantiu 16,17 pontos dos 20 possíveis e despachou os adversários.
“Já venci como mirim nesse Circuito e, recentemente, faturei o Brasileiro Universitário, mas disputar em casa é sempre bom. Gostaria de agradecer à Tribuna e à AntiQueda pela oportunidade a nós e, principalmente, aos novos atletas que estão chegando no esporte. Estudar e fazer o que gosta é sempre importante”, ressaltou Magno.
Além dos campeões, o A Tribuna Surf Colegial premia as revelações do evento. Na Feminina, Vitoria Borges (Objetivo Bertioga) foi a surpresa, enquanto na Iniciante Kauan Gonçalves (Don Domênico) ficou com o posto. Já na Mirim e na júnior as revelações sequer chegaram às decisões: Radley Paz, do Daniel Junqueira, de Itanhaém, e Ramon Santos, do Walter Chepes, de Santos, respectivamente, ficaram com os troféus.
Todos os campeões do Circuito foram premiados com kits da Sthill, da AntiQueda e da Tri FM. Além de celulares para os vitoriosos na etapa e tablets para os campeões gerais de cada categoria.
Desde 2002 uma tradição do Circuito, as homenagens a personalidades que ajudaram no crescimento do surf na região também aconteceram na final. Os representantes das associações de surf de Guarujá e Santos, Paulo Sérgio Gonçalves e Herbert Passos Neto, respectivamente, foram os felizardos no 18º ano consecutivo do Circuito.
“Emoção muito grande. Gostaria de agradecer à Tribuna pela lembrança, por reconhecer nosso trabalho, das pessoas que estão por trás desse esporte. Esse campeonato é muito importante para todos, pois junta o surf à escola. É preciso estudar e estar sempre preparado”, ressaltou Paulinho.
O representante santista também fez questão de agradecer a lembrança de seu nome. “É um reconhecimento muito grande. Estou muito honrado. É um dos eventos mais importantes do País, porque além de surfar, os atletas estão estudando”, finalizou Herbert.
Ranking Final 18º A Tribuna de Surf Colegial
Junior
1 Marcos Corrêa, 2000
2 Luan Rosa,1710
3 Leandro Cruz, 1385
4 Matheus Dutra, 1246
Feminina
1 Júlia dos Santos, 2000
2 Iara Stella, 1800
3 Marina Leone, 1539
4 Bruna Jettner, 1260
Mirim
1 Vitor Mendes, 1900
2 Guilherme Silva, 1620
3 Nathan Kawani, 1531
4 Kim Matheus, 1385
Iniciante
1 Giovanni Pontes, 1900
2 Eduardo Mota, 1900
3 Ihgor Santana, 1620
4 Matheus Araújo, 1458
Desafio Tri FM / AntiQueda Universitário
1 Magno Pacheco, 1900
2 Wesley Moraes, 1656
3 Lucas Dantas, 1490
4 Caio Amaro, 1400
Escolas
1 Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
2 Don Domênico/Guarujá
Melhor escola Pública
1 Benedicto Calixto/Itanhaém
Resultados segunda etapa
Junior
1 Marcos Corrêa
2 Victor Bernardo
3 Luan Rosa
4 Leonardo Menyon
5 Leandro Cruz
6 Matheus Dutra
Feminino
1 Júlia dos Santos
2 Iara Stella
3 Marina Leone
4 Bruna Jettner
5 Vitória Borges
6 Gabriela Bueno
Mirim
1 Nathan Kawani
2 Vitor Mendes
3 Guilherme Silva
4 Leonardo Guimarães
5 Kim Matheus
6 Jefferson Veiga
Iniciante
1 Giovanni Pontes
2 Eduardo Mota
3 Ihgor Santana
4 Matheus Araújo
5 Alex Assumpção
6 Kauan Gonçalves
Desafio Tri FM / AntiQueda Universitário
1 Magno Pacheco
2 Lucas Dantas
3 Gustavo Sanches
4 Willian Marroco
5 Wesley Moraes
6 Caio Amaro
Escolas
1 Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
2 Don Domênico/Guarujá