Marcos Ribeiro desponta em Mongaguá

Marcos Ribeiro, São Pedro, Guarujá (SP)

Marcos Ribeiro voa em São Pedro, Guarujá (SP). Foto: Guilherme Monteiro / High Tide .
O surfista Marcos Ribeiro é um dos jovens talentos revelados em Mongaguá, cidade localizada no litoral sul paulista.

 

Em 2003, Marquinhos, como também é conhecido, foi a revelação do circuito municipal. 

 

Entre as competições que já disputou, o atleta destaca uma etapa do Quiksilver Surf School, em que ajudou o time de sua ex-escola, a Tenan Surfboards / Perfect Waves, a garantir uma honrosa terceira colocação, competindo contra diversas escolinhas do país.

 

Marquinhos também obteve o sétimo lugar no

O competidor treina no Píer de Mongaguá. Foto: Guilherme Monteiro  / High Tide.
circuito A Tribuna Colegial na categoria Mirim no ano passado, colaborando para que o colégio Aracy da Silva Freitas conquistasse a quinta colocação entre mais de 120 escolas participantes.

 

Agora, aos 16 anos, ele lidera o ranking municipal 2004 (ainda não finalizado) nas categorias Mirim e Júnior e é apontado como um dos grandes talentos revelados na cidade.

 

O competidor começou a pegar onda aos 11 anos, incentivado pelo tio, que lhe presenteou com uma prancha. Não demorou muito para que ele entrasse na escolinha Tenan Surfboards / Perfect Waves, comandada por Fregs Fregolon, na praia do Centro, em Mongaguá.

 

?Foi importante para que eu adquirisse noção de como rolam as competições. O professor Fregs dividia as turmas e realizava uma espécie de circuito interno, onde os atletas subiam de nível gradativamente?, explica.

 

Para se ter uma idéia do talento do garoto, em nove etapas realizadas do circuito Perfect Waves, Marquinhos manteve uma incrível constância e fez final em todas as etapas.

 

Clique aqui para conferir mais fotos do atleta .

 

##

 

Marquinhos mostra o estilo radical na praia de São Pedro. Foto: Guilherme Monteiro / High Tide.
O objetivo do competidor para este ano é disputar os circuitos Hang Loose Surf Atack e o brasileiro amador, além do Rip Curl Grom Search.

 

Porém, a falta de apoio prejudica os planos do jovem talento, que geralmente tem que tirar do próprio bolso a grana para participar dos eventos.

 

?Sempre que tenho dinheiro, banco as inscrições e os demais custos para disputar os eventos. Mas, infelizmente não é sempre que posso?, conta decepcionado.

 

Ribeiro tem apoio da Tenan Surfboards,

O atleta corre atrás de um patrocinador para se dedicar às principais competições amadoras. Foto: Guilherme Monteiro / High Tide.

responsável pela produção de seus foguetes, mas nunca contou com uma marca de surfwear que o apoiasse.

 

?Por enquanto só tive ilusão. O cara vem, dá um boné, uma camiseta e some. Aí, você fica um tempão sendo enrolado, surfando com a seda no bico da prancha sem ganhar nada em troca?, comenta.

 

De acordo com Marquinhos, sua maior inspiração é o atleta paulista Beto Fernandes, que sempre surfa ao seu lado no Píer de Mongaguá, e é dono de um vasto repertório recheado de manobras fortes e arrojadas.

 

Mas, ele também admira o surf de ícones mundiais como o norte-americano Kelly Slater e o australiano Taj Burrow.

 

Já para o garoto, sua manobra predileta é o aéreo. ?Tenho um estilo mais radical, mas também procuro desenvolver um surf mais de linha, pois é muito importante nas competições?, comenta.

 

Seu tipo de onda preferida é buraco e tubular. ?Com cerca de 1 metro, manobrável com várias sessões. É o sonho?, diz.

 

Além de Mongaguá, ele já surfou em Ubatuba, Camburi e em Maresias, no litoral norte paulista, e sonha com o dia que conhecerá picos como Costa Rica, Indonésia, Fernando de Noronha e Austrália. E em breve ele pretende surfar nas ondas de Florianópolis, em Santa Catarina.

 

Mesmo se dedicando intensamente ao esporte, Marquinhos não descuida dos estudos e acaba de passar para o terceiro colegial. Para obter mais informações, ou entrar em contato com o atleta, ligue para (0xx13) 3507 2192.

 

Clique aqui para conferir mais fotos do atleta .

 

 

Exit mobile version