Parece que algo realmente fora do comum está acontecendo no Pacífico Norte durante esta temporada e uma série de ondulações gigantes tem atingido a costa das ilhas havaianas. Na última segunda-feira, presenciamos a maior até o momento.
No North Shore da ilha de Oahu, o único pico surfável era Waimea, que pelo visto estava maior do que no dia do Quiksilver Eddie Aikau. Inclusive uma série monstruosa varreu grande parte dos surfistas presentes no outside causando certo pânico entre alguns, como foi o caso de Brock Little, que parece ter quebrado o braço, além de Maya Gabeira, que ficou com a prancha presa junto a prancha de outro surfista. Por outro lado, os cariocas Yan Guimarães e Felipe Cesarano, surfaram talvez a maior onda do dia.
Na ilha de Maui, mais uma vez o pico de Jaws quebrou clássico e grande. Há quase cinco anos que não dava onda em Peahi e só neste mês já é a terceira vez consecutiva que o pico funciona com condições épicas.
A organização do campeonato de tow in resolver não colocar o evento na água, mas ao que tudo indica há um outro swell já se formando para este final de semana, que pode ser ideal para a competição.
Muitos brasileiros aproveitaram para treinar no pico que estava bem crowdeado de jets. Muita gente também se machucou em Maui. O local Archie Kalepa teve que sair de helicópteros, pois parce que quebrou a perna depois de colocar reto em uma verdadeira bomba. Alguns outros surfistas locais também se machucaram. Um estourou o tímpano e outro bateu com a cabeça no jet-ski.
Esta mesma ondulação deve atingir a Califórnia e tudo indica que Mavericks vai quebrar clássico. Vamos aguardar o que irá acontecer. Já saímos de Maui direto para Half Moon Bay e vamos ver o que rola nos próximos dias. Provavelmente teremos mais emoções nesta incrível temporada.
Até a próxima!