Maresias abre Paulista

Ricardo Toledo, Volcom Paulista de Surf Universitário 2004, Camburi, São Sebastião

Michel Cardoso busca o tricampeonato paulista na categoria Paulistana. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Atuais campeões do Volcom Paulista de Surf Universitário, os ubatubenses Ricardo Toledo e Jahia Bettero e o paulistano Michel Cardoso defendem seus títulos na etapa inicial do Circuito, neste fim de semana (dias 13 e 14), na praia de Maresias, em São Sebastião.

 

Com lotação máxima, o campeonato reúne 96 surfistas devidamente matriculados em faculdades, representando 25 universidades.

 

As disputas serão realizadas na ?Vala dos Alemão? e começam às 8 horas com a categoria Paulistana, exclusiva para atletas que estudam e moram na Capital, Grande São Paulo e ABC.

 

Os surfistas da Open entram no mar às 11 horas e a disputa feminina começa às 13 horas.

Ricardo Toledo defende o título na categoria Open. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.

 

Ainda no sábado, às 14h, será realizada a Volcom Air Espetacular, uma bateria especial valendo só os aéreos. No domingo, as baterias recomeçam às 8 horas, com as finais a partir das 13h.

 

Metade dos inscritos está na categoria Paulistana, que vem crescendo cada vez mais.  Nesta disputa, Michel Cardoso, aluno de Comércio Exterior no Mackenzie, chega como um dos grandes cotados.

 

Ele é o único bicampeão estadual universitário nas sete edições já realizadas do evento.

 

?Estou indo para tentar o tri. No ano passado ganhei na raça e desta vez vou chegar mais preparado?, diz o competidor de 23 anos, lembrando da conquista do título de 2004, quando driblou as adversidades para vencer.

 

Na véspera da disputa, dormiu no carro, por não ter onde se hospedar, e ainda teve de competir com a prancha quebrada no bico. ?Agora estou indo com uma prancha novinha. A expectativa é começar com vitória na 1ª etapa?, ressalta Michel, que está bem próximo do título do SP Trials no Maresia SP Contest.

 

Considerando-se bom aluno, ele vai ser formar em junho de 2006 e pretende seguir carreira ligada ao surf. ?Quero trabalhar na área. O mercado está crescendo e tem espaço para o comércio exterior. Já estou agitando isso?, comenta.

 

Ainda na paulistana, quem também aparece como favorito é João Carlos Chaves, estudante de Turismo na Unisantana. Vice-campeão no ano passado, perdendo o título nos minutos finais, ele atravessa grande fase e é o atual líder do Circuito Okdok Paulista de Surf Open. Na lista dos cotados estão Carlos Tizon, aluno de Engenharia na FEI, Pedro Regatieri, que cursa Direito na Unip, e Netuno Santana, estudante de Marketing na Anhembi-Morumbi.

 

 

##

Jahia Bettero foi campeã feminina em 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Bicampeão brasileiro é destaque – Na Open, o nível é muito forte. O grande exemplo é justamente o dono do título de 2004, Ricardo Toledo, aluno de Educação Física das Faculdades Módulo.

 

Bicampeão brasileiro profissional em 1991 e 95 e atual campeão paulista open, Ricardinho tem o universitário como uma de suas prioridades.

 

?Estou levando a sério. Tenho apoio da minha faculdade e quero retribuir?, afirma o atleta de 37 anos.

 

Na competição ele terá rivais fortes, como Rafael Carvalho e Vinicius Batista, da Unimonte;

A praia de Maresias, em São Sebastião, é o palco da primeira etapa do Volcom Paulista de Surf Universitário 2005. Foto: Ader Oliveira.
Alexandre Sasaki, da Faculdades Bertioga; o local Gilmar Pulga, da FASS; Maurício Duarte, da Cândido Mendes; e Maurício Pelé, da Scelisul.

 

Entre as meninas, Jahia Bettero, aluna de Educação Física na Módulo, chega animada com a conquista da liderança do ranking paulista no Okdok. Uma de suas adversárias será sua irmã mais nova Nyorai, que estuda Pedagogia na Unitau.

 

Outra disputa que promete empolgar os atletas é o Tag Team, a competição por equipes, uma novidade no Circuito. O Volcom Paulista terá ainda atrações extra-competições. Uma delas será o Futebolão, uma bola gigante para brincadeiras com o público na areia.

 

?Teremos a área vip dos atletas, com frutas, jogos e puffs para descanso. Também faremos o Cabo de Guerra Flash Power entre os competidores e o test drive de pranchas Aerofish, do shaper Gregório Motta, ex-competidor do Circuito, e das quilhas FCS?, comenta Thiago Ferrão, da organização.

 

A 7ª edição do Circuito Paulista de Surf Universitário tem o patrocínio da Volcom e o co-patrocínio da Star Point e da Reef. apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, Turco Loco, Flash Power, Chilli Beans, Trama Universitário, PowerBar, Aerofish, Brasil 2000 FM e Disksurf.com.br.

 

A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião. Realização: Ibrasurf e Associação Paulista de Surf Universitário, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

 

Cronograma


Sábado 13 de agosto

8h-11h – 1º round da categoria paulistana

11h-13h – 1º round da categoria open

13h-14h – 1º round da categoria feminina

14h-14h20 – Volcom Air Espetacular

14h20-15h40 – 1º round Tag Team

15h40-17h40 – 2º round da categoria open

 

Domingo 14 de agosto

08h-11h – 2º round da categoria paulistana           

11h-12h – semifinal da categorias feminina

12h-12h30 – semifinal da categoria paulistana

12h30 -13h – semifinal da categoria open

13h-13h40 – Final do Tag Team

13h40-14h – Final da categoria feminina

14h-14h20 – Final da categoria paulistana

14h20-14h40 – Final da categoria open

14h50 – Premiação

 

*Cronograma sujeito a alterações.

 

Exit mobile version