Maresias decide mundial sub-18

Wiggolly Dantas, Quiksilver Pro 2005, Hossegor, França

Praia de Maresias é o palco do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
O Brasil será o palco da grande decisão do título mundial de surfe para atletas com até 18 anos de idade.

O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 terá participação de cerca de 25 países na competição única no mundo em que os surfistas também formam uma equipe representando suas nações.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) está realizando duas seletivas para definir o time verde-amarelo na ?Copa do Mundo do Surfe? que será disputada entre os dias 6 e 14 de maio na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo.

Wiggolly Dantas disputa a prova como convidado. Foto: Affif / Brotherhood.
A do futebol começa um mês depois na Alemanha e o Brasil entra como pentacampeão, enquanto no surfe a busca é por um segundo título mundial por equipes na categoria sub-18, que só foi conquistado em 2003 na África do Sul.

 

?É um evento que a CBS está realizando junto com o Ministério do Esporte,  o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura de São Sebastião, e estamos orgulhosos de sediar no Brasil. As ondas de Maresias vão ser surfadas pelos melhores surfistas juniores do planeta, então será, sem dúvidas, um evento grandioso?, confia Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

?É importante também agradecer a Quiksilver Internacional e ao Álfio Lagnado (Surf Co.) que estão patrocinando o campeonato e ainda ao Fernando Aguerre, Presidente da ISA, que apostou em nosso trabalho e credenciou a CBS para organizar este importante evento?, completa Barros, que também é vice-presidente da Pan-American Surfing Association (PASA).

 

Para o presidente da International Surfing Association (ISA), Fernando Aguerre, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships é o maior e mais importante evento da categoria junior no mundo.

?No ano passado, tivemos 27 equipes nacionais na Califórnia e esperamos superar esse número no Brasil. Ser integrante de um time nacional é a maior honra que qualquer desportista de qualquer modalidade possa ter. A maior diferença pro Brasil, é que logo depois do futebol, o surfe é o esporte onde os brasileiros possuem mais chances de ganharem medalhas de ouro e se consagrarem campeões mundiais?, compara o argentino Fernando Aguerre, que há muitos anos reside na Califórnia.

 

O Mundial Junior Sub-18 é um evento realizado todos os anos pela International Surfing Association (ISA) e conta com o patrocínio da Quiksilver International por mais três anos. Em 2007, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships já está confirmado para ser realizado em Portugal.

Nas três únicas edições, a equipe brasileira foi campeã na primeira em 2003 na África do Sul, terceira colocada no Tahiti e vice-campeã nos Estados Unidos, ano passado. E foi na Califórnia que o paulista Jefferson Silva conquistou o único título mundial individual, na categoria junior.



##

Otoney Xavier é o novo Parreira do surf brasileiro. Foto: Ader Oliveira.
Para atingir o objetivo de voltar ao topo do esporte como melhor país na categoria sub-18, a CBS reformulou a comissão técnica e o novo ?Parreira? do surfe é o carioca Otoney Xavier.

Há 20 anos ele mora em Florianópolis e já levou o time de Santa Catarina ao tetracampeonato brasileiro do circuito organizado pela entidade máxima do surfe no Brasil.

 

?Já tivemos uma primeira experiência no Pan-americano no Peru (onde o Brasil se sagrou pentacampeão) neste ano e o resultado foi superpositivo”, conta Otoney.

Gabriela Teixeira tem boas chances de integrar a equipe nacional. Foto: Daniel Smorigo.
“Tentamos preparar bem a equipe, conscientizando os surfistas para que eles atentem que estão representando nosso país e têm que ser mais atletas, deixando de lado outras coisas que possam tirar suas concentrações da competição?, continua o técnico, que já tem algumas apostas para brilharem no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships.

 

?Nunca colocamos uma surfista na final feminina, mas nesse ano a Diana Cristina vem muito bem e venceu a etapa do WQS no Costão do Santinho batendo a líder do ranking e até a bicampeã do Mundial Junior da ISA, Stephanie Gilmore (AUS).

E no masculino, o Jadson André (RN), o Alejo Muniz (SC), apesar de ainda serem mirins devem se classificar no time junior e podem brigar pelo título nessa categoria também?, destaca Otoney.

 

Seleção Brasileira Sub-18 – As duas primeiras etapas do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2006 definem a equipe que vai defender o Brasil no Mundial Junior em São Sebastião. E a mesma Praia de Maresias será o palco da decisão, nos dias 28 a 30 de abril, uma semana antes do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships.

 

Diferente do futebol, a comissão técnica da CBS só escolhe um atleta para o time junior masculino e uma para a equipe feminina. Os outros três integrantes de cada uma dessas categorias e os quatro da mirim são apontados pelos rankings das duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro da CBS de 2006.

 

?O convocado para completar o time junior masculino já está definido, é o Wiggolly Dantas, de Ubatuba (SP), que surfa muito bem e foi finalista na categoria mirim do último Mundial Junior nos Estados Unidos.

E no feminino, a carioca Gabriela Teixeira também não está se classificando, mas está numa boa fase técnica e pode ser a convocada entre as meninas?, revelou Otoney Xavier, lembrando que só podem competir atletas com até 18 anos de idade.

 

Apenas para a seleção dos times brasileiros, os resultados da primeira etapa – na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco – tiveram pontuação normal e na Praia de Maresias ela será dobrada. Mas, os rankings que vão definir os campeões brasileiros da temporada em todas as categorias continuam seguindo o Livro de Regras da CBS.

 

Ranking do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2006

 

Júnior


1 Jadson André (RN) 1000

2 Ruda Carvalho (BA) 900

3 Alejo Muniz (SC) 810

4 Miguel Pupo (SP) 729

 

Mirim


1 Luiz André (RN) 1000

2 Miguel Pupo (SP) 900

3 Marco Fernandez (BA) 810 

4 Jessé Mendes (SP) 729

 

Feminino Júnior


1 Monik Santos (PE) 1000

2 Diana Cristina (PB) 900

3 Nathalie Martins (PR) 810

4 Adine Pereira (SP) 729

 

Exit mobile version