Candidatos a estrelas no Mundial Profissional de Surf num futuro próximo, 16 competidores de dez países disputam a Final do Rip Curl Grom Search Internacional, apresentada por GoPro, em São Sebastião, a partir da próxima terça-feira (28). A competição terá uma “janela” de espera pelas melhores condições de ondas, sendo realizada em dois dias de disputas com prazo até 3 de maio, nas ondas da Praia de Maresias, mundialmente conhecida por ter revelado Gabriel Medina.
O campeão mundial do WCT será o anfitrião dessa nova geração e é um exemplo mais do que claro da importância desse campeonato. Afinal, foi seu primeiro título internacional, conquistado em 2010, na Austrália, e que iniciou a sua “decolada” chegando até o topo da elite apenas quatro anos depois.
Outros vencedores do Rip Curl Grom Search Internacional também confirmam a força desta conquista, como a havaiana Tatiana Weston Webb, bicampeã em 2012 e 2013 e hoje top 6 do ranking mundial, e os irmãos australianos Owen e Tyler Wright, ele em 2006, ela em 2007 e ambos destaques no WCT. “Esse campeonato já se consagrou com um grande revelador de talentos. Teremos os vencedores das seletivas regionais pelo mundo. Isso já demonstra a qualidade dos atletas. E, com certeza, um nível técnico sensacional”, argumenta Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl e diretor do evento. “Agora é só esperar pelas ondas perfeitas de Maresias para completar o show”, reforça.
Junto à expectativa de grandes apresentações em busca dos títulos, o Rip Curl Grom Search Internacional, apresentado por GoPro, quer fazer valer o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, promovendo diversas ações com os participantes. Entre elas, a mais aguardada, uma sessão de surf num “Secret Spot” no litoral norte de SP, com ida de barco e a presença de Gabriel Medina.
Os 16 finalistas também surfarão em alguma praia próxima a Maresias, como Paúba, Camburi, Baleia, Guaecá, e ainda terão mais dois dias de freesurf no pico do campeonato. “O Gabriel Medina será o hostess dessa galera. Jantará com eles, acompanhará as finais e o melhor, surfará junto nessa versão que faremos do The Search no litoral paulista. A nova geração terá uma convivência com o campeão mundial, terá essa vibração positiva”, comenta Fernando Gonzalez.
SAMUCA
Dos 16 finalistas, um estará muito à vontade no campeonato, o representante brasileiro Samuel Pupo. Irmão mais novo do top do WCT Miguel Pupo, Samuca mora em Maresias, treina no pico e já conhece muito bem Gabriel Medina, tendo feito várias sessões de surf com o ícone mundial. “Vai ser muito legal ter a chance de representar bem o Brasil numa competição tão importante e quero muito esse título. Serão dias muito legais”, destaca Samuel Pupo.
O Brasil também contará com Kayane Reis, surfista de Saquarema, que tem a vantagem de já ter disputado a final internacional de 2014, nas ondas de Lakey Peak, em Sumbawa, na Indonésia. Também estão confirmados Len’s Arancibia (França), Raju Sena (Indonésia), Keru Batle (Nova Zelândia), Kei Kobayashi (Estados Unidos), Max “Rulo” (Argentina) e Roberto Araki (Chile), na disputa masculina, e Ariane Ochoa (Espanha), Cintia Hansel (Indonésia), Raiha Ensor (Nova Zelândia), Caroline Marks (Estados Unidos), Jaleesa Vincent (Austrália) e Leilane McGonable (Costa Rica), entre as meninas.
Todos os finalistas terão as despesas de hospedagem, alimentação e transporte no Brasil pagas pela Rip Curl. “Independente de quando serão realizadas as disputas, eles ficarão em Maresias até o dia 3 e a ideia é ter esse clima de convívio, camaradagem, espírito de amizade que o Rip Curl Grom Search valoriza”, diz Fernando. “No dia 27, teremos a final do Circuito nacional para definir os representantes do Brasil em 2016 e os dois campeões serão convidados a permanecer com os finalistas nesse período, como prêmio”, complementa o diretor do evento.
ABERTURA
Antes da abertura da “janela” de disputas, na segunda-feira (27), à tarde, logo após a final Brasil, será realizada a cerimônia de abertura do evento mundial, no deck da piscina do Hotel Coconuts, com apresentação típica de capoeira e os atletas exibindo as bandeiras de seus países. Gabriel Medina será o anfitrião, convidando os 16 competidores para um jantar no próprio hotel.
“A presença do Gabriel é mais do que um incentivo para a garotada, que terá em mente que esse pode ser o início de uma trajetória de conquistas, como aconteceu com o ídolo que estará ao seu lado”, diz Marcelo Guedes, também do marketing da Rip Curl no Brasil. E exemplos não faltam. Além do próprio Medina, de Tatiana Weston Webb e dos irmãos Wright, podem ser citadas as havaianas Alana Blanchard, campeã de 2006, Malia Jones, em 2008, e a australiana Niki Van Djik, bicampeã em 2009 e 2011.
A Final Internacional do Rip Curl Grom Search em Maresias é apresentada por GoPro – Be a Hero, com apoios de Posca e Coconut’s Maresias Hotel. Colaboração da Federação Paulista de Surf e Prefeitura de São Sebastião. Cobertura da Revista Fluir e Site Waves, com divulgação da FMA Notícias e realização da Rip Curl.