Maresias sedia mundial

Dodô Veiga, Maresia Brasileiro de Surf 2006, praia de Maresias, São Sebastião (SP)

Com a vitória na etapa do brasileiro amador em Maresias, Dodô Veiga conquista vaga para o mundial Sub-18. Foto: Daniel Smorigo / Divulgação Maresia.
Com participação recorde de países, o Brasil sedia pela primeira vez o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, principal competição para surfistas com até 18 anos do mundo.

 

A primeira edição em 2003 na África do Sul, em que a equipe brasileira conquistou seu único título, foram dezesseis países inscritos. Em 2004 no Tahiti esse número subiu para 23 e no ano passado nos Estados Unidos chegou a 27.

 

Nas ondas tubulares da praia de Maresias, São Sebastião, litoral norte de São Paulo, 28 nações já estão confirmadas no evento que vai reunir as maiores promessas do esporte entre os dias 6 e 14 de maio no Brasil.

 

Campeão na Mirim, Alejo Muniz também integra a equipe brasileira em Maresias. Foto: Daniel Smorigo / Divulgação Maresia.
Cada país é representado por uma seleção formada por quatro competidores na categoria Junior, quatro na Mirim e quatro na Junior feminina, que vão somando pontos conforme suas colocações nas baterias para definir o time campeão.

 

?Este é um evento que a CBS realiza junto com o Ministério do Esporte,  o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura de São Sebastião e tem orgulho de fazer no Brasil. As ondas de Maresias serão surfadas pelos melhores surfistas juniores do planeta e será um evento grandioso?, confia Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

?É importante também agradecer a Quiksilver Internacional, que está patrocinando o campeonato e ainda ao Fernando Aguerre, Presidente da ISA, que apostou em nosso trabalho e credenciou a CBS para organizar este importante evento?, completa Barros, que também é vice-presidente da Pan-American Surfing Association (PASA).

 

Para o presidente da International Surfing Association (ISA), Fernando Aguerre, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship é o maior e mais importante evento da categoria Junior no mundo.

 

?Ser integrante de um time nacional é a maior honra de qualquer desportista de qualquer modalidade. A maior diferença pro Brasil é que logo depois do futebol, o surfe é o esporte onde os brasileiros possuem mais chances de ganharem medalhas de ouro e se consagrarem campeões mundiais?, compara o argentino Fernando Aguerre, radicado na Califórnia.

 

O Mundial Junior Sub-18 é um evento realizado todos os anos pela International Surfing Association (ISA) e conta com o patrocínio da Quiksilver International por mais três anos. Em 2007, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships já está confirmado para ser realizado em Portugal.

 

Nas três únicas edições, a equipe brasileira foi campeã da primeira em 2003 na África do Sul, terceira colocada no Tahiti e vice-campeã nos Estados Unidos em 2005. E foi na Califórnia que o paulista Jefferson Silva conquistou o único título mundial individual, na categoria junior, mas a equipe campeã foi a do Hawaii.

 

Os havaianos dominaram a categoria mirim, com Tonino Benson ficando em primeiro lugar e Clay Marzo em segundo no pódio em Huntington Beach, na Califórnia. Torrey Meister ficou em sexto na Junior e é um dos fortes concorrentes ao título no Brasil, assim como Lani Hunter na categoria feminina, quarta colocada na final do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships nos Estados Unidos.

 

##

 

A jovem paraibana Diana Cristina, de 15 anos, é um dos destaques da competição. Foto: Francisco Chagas.

O Brasil colocou dois surfistas na decisão da categoria Junior. Jefferson Silva foi o campeão e Thomas Hermes terminou em terceiro lugar.

 

Já na Mirim, Wiggolly Dantas foi o quarto colocado, no entanto nenhuma brasileira ainda conseguiu chegar na final feminina, tabú que os donos-da-casa esperam quebrar neste ano.

 

A principal aposta é a indiazinha Diana Cristina, de apenas 15 anos, que já venceu até uma prova do Mundial WQS neste ano no Brasil, batendo inclusive a bicampeã do ISA World Junior, Stephanie Gilmore, da Austrália.

 

A equipe brasileira foi definida no último fim de

Jefferson Silva comemora o título Junior na última edição do ISA World Junior Surfing Championships, em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Foto: AJ Neste / Surfing America.
semana na segunda etapa do Brasileiro Amador em Maresias.

 

Na categoria Junior (até 18 anos), os paulistas Dodô Veiga e Wladimir Peres fizeram dobradinha no pódio e se juntaram ao conterrâneo Wiggolly Dantas, atleta convidado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) para disputar o Mundial.

Completa o time Junior o baiano Franklin Serpa, terceiro colocado em Maresias e representante do time brasileiro no último Mundial Sub-18, realizado em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

 

Na categoria Mirim, o time reúne o catarinense Alejo Muniz, semifinalista na primeira etapa e campeão em Maresias, o paulista Nathan Brandi, o carioca André Pastori e o potiguar Johnny Max.

 

Entre as meninas, a catarinense Suza Leal mostrou bastante atitude nas pesadas ondas de Maresias e venceu a Feminino Júnior, conquistando também uma vaga no time brasileiro.

Também vestem o uniforme verde-amarelo a catarinense Chantalla Furlaneto, vice em Maresias, a paraibana Diana Cristina e a pernambucana Monik Santos, convidada pela CBS.

 

Os principais destaques dos Estados Unidos são Tanner Gudauskas e Karina Petroni. Da Austrália, são Matt Wikinson, campeão mirim no Tahiti que agora compete na Junior, além de Jessica Hickson no feminino, pois a bicampeã Stephanie Gilmore já está brilhando no circuito mundial profissional.

 

Da África do Sul, a maior estrela é Jordy Smith, o primeiro campeão da categoria Mirim no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships. Do Tahiti, os principais candidatos ao título são Heifara Tahutini e Niuhui Marere.

 

A grande aposta da França é Jeremy Flores e estes são os países que provavelmente devem brigar pelo título, mas surfistas de outros times podem surpreender, como os do Japão, Portugal, Inglaterra e do Peru, vice-campeão do último Pan-americano vencido pelo Brasil.

 

O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 é uma realização da International Surfing Association (ISA) com patrocinio da Quiksilver e será organizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

Apóiam a primeira edição no Brasil desta competição para surfistas com até 18 anos de idade e única no mundo disputada por países, o Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Revista Fluir, com a Mormaii vestindo a equipe brasileira.

 

 

Exit mobile version