Maresias sedia primeira etapa do Billabong Pro Júnior

0

Bruno Moreira foi o campeão do circuito em 2001 e é um dos destaques da competição. Foto: Ricardo Macario.
Começa nesta quinta-feira (17/07) e segue até domingo (20/07) na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), a sexta edição do Billabong Pro Júnior.

 

O campeonato define os seis surfistas da América do Sul para o Mundial Profissional Sub 21 de Surf, que será realizado em janeiro, na Austrália. Competidores de todo o Brasil com até 20 anos estarão ?brigando? pelas vagas. Apesar de ser aberta a atletas de toda a América do Sul, nos últimos cinco anos, os brasileiros dominaram a disputa.


Criado em 1998 pela Association of Surfing Professionals (ASP), o evento tem como objetivo estabelecer uma estrutura para os novos talentos, preparando-os para o início da carreira no Circuito Mundial. Nomes de grande destaque, como o atual campeão do WCT, o havaiano Andy Irons, já passaram pelo Pro Junior. Irons foi o primeiro campeão. O australiano Joel Parkinson foi bicampeão em 99 e 2001.

 

Bernardo Pigmeu defende o título da etapa em Maresias. Foto: Ricardo Macario.
A partir deste ano, o campeonato ganhou ainda mais importância no cenário internacional. A diretoria da ASP decidiu que o campeão e o vice entrarão em todas as etapas do Circuito Mundial WQS como tops, já na rodada dos 96, facilitando a ?corrida? por pontos para ingressar no WCT, a elite mundial.

 

?O Pro Júnior é o caminho para a molecada se preparar. Uma mentalidade voltada para o planejamento da carreira e uma oportunidade de crescer em nível técnico e até físico?, comenta Roberto Perdigão, diretor da ASP South America.

 

O Billabong Pro Junior, apresentando pela Renault, terá duas etapas. A final será em novembro, na praia Mole, em Florianópolis (SC).

 

Em Maresias, que recebe a disputa pelo quinto ano, serão US$ 5 mil para os vencedores, além dos prêmios extras, como Bleat Air Show (melhor aéreo do final de semana), oferecendo mil reais, e a Red Beach Best Wave (nota mais alta da competição), com mais R$ 500. Na areia, a atração será o Cabo de Guerra Goofy.

 

Jihad Kohdr ficou em segundo lugar na etapa em 2002, e promete dar muito trabalho este ano novamente. Foto: Ricardo Macario.
Alguns surfistas chegam na disputa como grandes cotados. Os seis principais são o paranaense Jihad Kohdr (atual campeão sul-americano Pro Júnior); o pernambucano Bernardo Pigmeu, vice no ano passado; o carioca Leandro Bastos, que este ano faturou o Pan-Americano Júnior na Venezuela; e os paulistas Bruno Moreira, campeão Pro Júnior em 2001, além de Adriano Mineirinho e Hizunomê Bettero, os dois caçulas do SuperSurf nesta temporada.

 

Vale destacar que todo o evento será transmitido ao vivo, direto da praia, com áudio dos locutores Paulo Issa e Marcos Bukão, e notas on line. A transmissão é uma parceria da Billabong Brasil, Beach & Byte, ASP e o Waves.Terra.

 

O Billabong Pro Júnior tem apresentação da Renault. Co-patrocínio: Bleat, Red Beach, High Point, Uluwatu, Tobago, KYW, Central Surf, SP Surf, Sthill, Overboard, Sun Peak, Legends e Nivana Surf Trips. Apoio: Fluir, Waves, Hotel Tambayba.