Diretamente de Waimea, esta semana Mark Healey entrevistou Kelly Slater, nove vezes campeão mundial e vencedor do Quiksilver em Memória de Eddie Aikau em 2002. O ídolo falou sobre como se sentiu vencendo o campeonato e comparou a vitória com seus títulos mundiais.
Programado para acontecer nas pesadas ondas de Waimea, na costa norte de Oahu, com janela de espera entre 1 de dezembro de 2008 e 28 de fevereiro de 2009, o evento mais conhecido como ?The Eddie?, exige um dia com o mínimo de 7 metros de ondas para acontecer.
Este é o evento de ondas grandes mais prestigiado do mundo e o único campeonato de ondas gigantes homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP).
O evento acontece em homenagem ao lendário waterman havaiano, Eddie Aikau. O Quiksilver em Memória de Eddie Aikau, reúne 28 dos mais habilidosos e dinâmicos surfistas de ondas grandes do mundo, votados por influentes surfistas, membros da indústria e de associações de surfe internacionalmente reconhecidas.
Iniciado em 1984, o primeiro evento em memória de Aikau, aconteceu em Sunset Beach, duas milhas ao norte da baía de Waimea. Quem venceu este evento foi o destaque local Denton Miyamura. Após o evento de inauguração, o Quiksilver em Memória de Eddie Aikau, mudou-se para Waimea, onde permanece até hoje. 2008 marca o 24º aniversário do evento, no qual aconteceram apenas sete vezes no total.
No reino dos surfistas de ondas grandes, o nome Eddie Aikau tem tanto respeito quanto a própria Waimea. Aikau foi o primeiro salva-vidas da costa norte de Oahu. Tragicamente perdeu sua vida em 1978, com 33 anos de idade, durante a recriação da Viagem Polinésia, entre o Havaí e o Taiti. No imenso mar, a canoa Hokule?a da viagem ficou à deriva. Eddie saiu remando em cima de sua prancha na tentativa de buscar ajuda aos tripulantes. Ele nunca mais foi visto, mas seu espírito e legado ainda vivem.
Clique aqui para assistir a entrevista em inglês no site Quiksilver in Memory of Eddie Aikau.