Festival Petrobras

Marlim assume liderança

Eduardo Bagé, Festival Petrobras de Surf 2007, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Eduardo Bagé compete pela equipe Marlim, que lidera a prova e tenta o bicampeonato. Foto: Fábio Minduim.

O segundo dia do Festival Petrobras de Surf rolou neste sábado (15/12), com boas ondas na Barra da Tijuca (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver imagens das gatinhas

 

As equipes Marlim, Enchova, Coral e Garoupa se classificaram para a semifinal. 

 

A Marlim, equipe campeã da edição passada, se recuperou e assumiu a liderança da competição depois de três fases classificatórias. O time composto por Flávio Costa, Michelle Des Bouillons e Eduardo Bagé luta pelo bicampeonato.

 

O baiano Flávio Costa foi destaque no evento e marcou 30,27 pontos. Em segundo lugar está a Enchova, com Pablo Paulino, Andréa Lopes e Danilo “Mullinha” Rodrigo.

 

A equipe Coral, formada por Igor Moraes, Gabriela Teixeira e Rodrigo Sphainer se classificou em terceiro, seguida pela Garoupa, de Simão Romão, Suelen Ferreira e Phil Rajzman.

 

O evento que reúne os principais surfistas do país, marca o encerramento da temporada nacional, com os líderes dos circuitos Petrobras de Surf Feminino, Petrobras Longboard Classic e Seletiva Petrobras de Surf Masculino.

 

Com um formato diferenciado, doze equipes compostas por três atleta (um longboarder, um surfista e uma surfista de pranchinha) participam. O formato da competição é um dos grandes diferenciais do Festival. Cada equipe entra na água três vezes, em baterias de uma hora, com três times por vez.

 

Cada atleta surfa três ondas e todas entram para o somatório. Ao final da fase classificatória, é levada em consideração apenas a maior pontuação de cada equipe, dentre as três baterias disputadas. 

 

“Estamos vivendo neste final de semana uma competição que junta todas as categorias, e mostra o lado da confraternização no surf. Apesar do lado competitivo, a diversão se mostra muito mais forte. Encontrei muitos amigos e estou pensando em talvez até voltar a correr o WQS de pranchinha em 2008”, declara Phil Rajzman, atual campeão mundial e pan-americano de longboard.

 

Os quatro melhores times se classificam para as semifinais, que acontecem no domingo, com o cruzamento olímpico: 1º (Marlim) x 4º (Garoupa) e 2º (Enchova) x 3º (Coral). Os vencedores disputam a final e os perdedores brigam pelo terceiro lugar.


Uma das grandes atrações do dia foi o Primeiro Desafio das Comunidades, que reuniu surfistas da Rocinha, Terreirão e Cantagalo / Pavão / Pavãozinho.

 

Cada equipe é composta por dois representantes da comunidade e um padrinho (surfista profissional), que disputam a bateria única de uma hora.

 

Cantagalo / Pavão / Pavãozinho, formada por Simão Romão, Fabiano Bicudo e Magno Neves, se deu melhor e foi a campeã da primeira edição do evento, faturando o prêmio de R$ 1 mil oferecido à associação de surfe da equipe vencedora.

 

“Eu e toda galera do morro estamos muito felizes. Muitas vezes falta oportunidade pra esta molecada que tem muito surf no pé. Quero que eles tenham a mesma oportunidade que eu tive, pois eles vão longe também”, diz o atleta profissional Simão Romão.

 

Em segundo ficou o Terreirão, formado por Dadazinho, Jimmy do Canto e Zinho. A Rocinha, que tinha Pedro Muller como padrinho, além dos representantes Lourinho e Márcio, terminou na terceira colocação. As três comunidades carentes possuem trabalhos sociais ligados ao surf.

 

A competição recomeça neste domingo (16/12), às 8 horas. O Festival tem patrocínio da Petrobras. Co-patrocínio: Vivo. Apoio:Lui Lui e Prefeitura do Rio de Janeiro. Realização: Abrasp, Feserj e ASBT. Organização: RM Sports.

 

##

Simão Romão vence o Desafio das Comunidades, junto com a equipe Cantagalo/Pavão/Pavãozinho . Foto: Alvinho Duarte.

Resultados

 

1 Marlim ? 60,64 pontos

 

Flávio Costa
Michelle Des Bouillons
Eduardo Bagé

 

2 Enchova ? 52,58

 

Pablo Paulino

Andréa Lopes
Danilo “Mullinha” Rodrigo

 

3 Coral – 52,25

 

Igor Moraes

Gabriela Teixeira
Rodrigo Sphainer

 

4 Garoupa ? 51,79

 

Simão Romão

Suelen Ferreira
Phil Rajzman

 

5 Albacora ? 50,80

 

Jorge Spanner

Isabella Lima

Alexsandro Abolição

 

6 Roncador ? 49,29

 

Adílton Mariano

Krisna de Souza
Carlos Bahia

 

7 Pargo ? 47,34 pontos

 

Gustavo Fernandes

Diana Cristina
Robledo Oliveira

 

8 Jubarte ? 46,99

 

Sávio Carneiro

Brigitte Mayer
Jeremias “Mica” da Silva

 

9 Merluza ? 44,69

 

Anselmo Correa

Camila Cássia
Picuruta Salazar

 

10 Pescada ? 43,17

 

Wilson Nora
Ana Paula Melo

Roger Barros

 

11 Dourado ? 38,76

 

Guilherme Herdy
Gabriela Spindola
Jéferson da Silva

 

 

12 Espada ? 33,30

 

Diego Santos

Priscila Barsik
Matheus Cunha

 

Exit mobile version