Já de olho nas competições do calendário 2017, o potiguar Mateus Sena esteve no Peru, em novembro, para uma temporada de treinos. Com ondas constantes, de ótima qualidade e com um custo acessível, o país se tornou uma ótima opção para evoluir em ondas de alta performance.
Foram duas semanas surfando ondas que, dentro de suas características, estão entre as melhores do mundo – Lobitos e Cabo Blanco. Com essa viagem, Mateus inicia fortemente a pré-temporada de treinos para começar a corrida por mais um título nacional no circuito Rip Curl Grom Search, em janeiro, em Santa Catarina. Em 2017, ele disputa a categoria Mirim (Sub 16).
Nessa categoria, o campeão nacional se classifica para uma final mundial em algum lugar do planeta, já que, simultaneamente ao campeonato no Brasil, o circuito elege em outros países diversos campeões nacionais que se enfrentaram por um título mundial.
“Eu espero começar bem o circuito em janeiro, em Santa Catarina, e brigar até o fim pelo título que só será decidido mesmo em São Paulo. Tenho treinado bastante, estou me sentindo muito bem, sei que não será fácil pois tem grandes nomes nessa disputa, mas eu acredito que também já demonstrei que sou um desses nomes, então vamos com tudo”, disse Mateus.
Mateus também disputará uma vaga no ISA Games em 2017, o mundial amador que acontece entre as federações nacionais de todo o mundo. O evento será em Biarritz, na França, em conjunto com a WSL e seus astros. A parceria visa as Olimpíadas do 2020, no Japão, e a participação das maiores estrelas do esporte nela.
“Entre os objetivos para o ano que vem, também tentaremos uma vaga no mundial Pro Junior (Sub 18) da WSL, além de iniciar a participação em alguns eventos do QS, que é a segunda divisão do surfe mundial. Esse ano fomos a dois eventos profissionais: um no Ceará e outro no Rio Grande do Norte. No primeiro, eu disse a ele que estaria muito feliz se ele avançasse uma fase e ele me surpreendeu, ficando em terceiro lugar. No outro evento, no Ceará, já sem saber o que esperar dele, avançou até as quartas, ficando em nono lugar na Profissional. Creio que estamos no caminho certo e que em 2017 é chegada a hora de estrear sem pressão entre os melhores profissionais do mundo”, disse Eros Sena, pai e técnico do atleta.
Confira acima alguns momentos dos treinos desse prodígio potiguar que vem construindo desde muito jovem uma carreira sólida e recheada de títulos. Em sua categoria, Mateus venceu todos os circuitos que disputou desde os 8 anos de idade e continua trabalhando forte para alcançar seus sonhos como surfista.
Mateus tem o patrocínio da Oakley Brasil, Açaí do Joca Júnior, Infinity Energy Drink, Pranchas Ricardo Martins e o apoio da Wise Up Natal, Magnet Wax, Chiclete Trunk e FC Físio.
Confira alguns clips do prodígio no Peru: