Em sua despedida da carreira amadora, o ubatubense Matheus Toledo teve um dia inspirado neste sábado na decisão do 8º Rip Curl Grom Search na praia de Itamambuca, Ubatuba.
Clique aqui para ver as fotos
Competindo ?em casa?, nas ondas onde cresceu, e junto aos pais, Mari e o bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, o atleta de 16 anos de idade e 14 de surf mostrou que tem tudo para fechar o ciclo com vitória.
Na segunda rodada da categoria Mirim, ele garantiu um 8,25 e depois voou alto e girou para arrancar uma nota 10 dos juízes, somando
18,25 pontos de 20 possíveis.
Mesmo sem ter chances de chegar ao título do circuito, Matheus está motivado.
?Na próxima semana já começo a competir como profissional e queria terminar minha fase amadora com uma vitória e num campeonato de alto nível?, disse o primogênito dos Toledo.
?Claro que eu queria estar na disputa pelo título, mas fui mal na primeira etapa em Santa Catarina e não fui para o Rio Grande do Norte. Mas a vitória já será um grande prêmio?, acrescentou o surfista, que tem no currículo cinco títulos paulistas.
Outro destaque foi o guarujaense Jessé Mendes, que num tubo de esquerda garantiu nota 9,5, logo em sua estréia na disputa, em ondas perfeitas de 1 metro sol, num dos melhores locais do Brasil para campeonatos de surf.
Mais de 120 competidores de oito estados se inscreveram para o evento. Destes, 48 na Mirim (até 16 anos), em que 16 atletas tinham chances de chegar ao título e à vaga para o Mundial 2008, na Austrália, realizado simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro em Bells Beach.
Depois de duas fases disputadas, sete candidatos seguem na briga. O líder do ranking, Wesley Moraes, campeão em 2005, foi derrotado, animando mais os rivais.
Quem está em melhor situação é o vencedor da etapa anterior, em Natal, Miguel Pupo, de São Sebastião, outro surfista que estava sintonizado com as ondas e garantiu uma nota 9,6. Miguel também é filho de um surfista que tem história, Wagner Pupo.
Além dele, mais três paulistas estão na briga: Jessé Mendes e os primos de Peruíbe, Thiago e Sidney Guimarães. Os catarinenses seguem com dois representantes, Bruno Moraes e Bruno Lopes, e o Rio de Janeiro conta com Felipe Braz.
O campeão do Rip Curl Grom Search ganhará a vaga no Mundial, a passagem e toda a logística, além de um intercâmbio cultural, estadia e alimentação na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas daquele país, oferecidas pela Study Way.
O mesmo prêmio vale para a categoria Feminina, onde o título já tem dona, a catarinense Gabriela Leite, vencedora das duas etapas iniciais. Mas não é só de disputas no mar que o Rip Curl Grom Search é feito.
A molecada também se divertiu muito na areia, com a corrida E-Bomb, onde quatro atletas carregavam outro, segurando uma roupa de borracha da Rip Curl.
A competição recomeça neste domingo às 8 horas e as finais serão realizadas a partir das 12:45 horas, com a premiação prevista para 14:10 horas.
A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 em Ubatuba tem o patrocínio das Lojas Overboard. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. Cobertura da Revista Fluir e do Site Waves. Colaboração: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde e Pousada Falcão. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf e da Federação Paulista de Surf.