Foi encerrado neste domingo de muito sol e calor na praia do Santinho, Florianópolis (SC), a segunda etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador, que contou com a participação de 151 atletas brigando pela liderança do ranking 2013 da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).
As ondas não passaram de meio metro durante os dois dias de competições, contrariando as previsões, mas estavam na medida para o show de surfe dos melhores surfistas catarinenses da nova geração.
O grande destaque desta segunda etapa uma vez mais foi o pequeno Matheus Herdy, que já tem surfe de gente grande e acabou vencendo as categorias Infantil, e Iniciantes, repetindo o feito da primeira etapa do circuito em São Francisco do Sul.
A categoria Infantil foi uma das finais mais disputadas desta segunda etapa, mostrando que o surfe catarinense tem um futuro promissor. Matheus, nos últimos segundos da bateria, achou uma boa direitinha, fez uma excelente apresentação e marcou a maior nota da competição, 9,23 pontos, garantindo mais uma bela vitória no circuito. Na categoria Iniciantes não foi diferente, Matheus achou as melhores ondas e surfou muito bem para garantir o lugar mais alto do pódio.
Na categoria Open, o imbitubense Fábio Carvalho não deu mole para os adversários, vencendo a grande final, somando 10,67 pontos contra 10,17 pontos de Derek Adriano, surfista de Navegantes. Completaram o pódio os atletas Ramiro Rubin, de Florianópolis, na terceira colocação, somando 8,43 pontos, e Gabriel Castigliola de Itapoá, em quarto lugar somando 8,16 pontos.
Na categoria Júnior, o surfista Alcides Lopes, de São Francisco do Su,l não começou bem na bateria, mas no finalzinho achou duas boas ondas e confirmou o título da etapa do Santinho.
Na categoria Mirim, o campeão foi Yago Ramos, que virou na última onda pra cima de Gustavo Ramos, que acabou na segunda colocação. O terceiro colocado foi Ian Tavares, com Natan Santos em quarto.
A briga na categoria Master terminou com a vitória de Álvaro Bacana. E na categoria Feminina a vencedora foi Marina Resende. Sérgio Renato foi o campeão na categoria para deficientes auditivos.
Os recordistas desta segunda etapa foram os surfistas Matheus Herdy, com a maior nota da competição, 9,23 pontos, e Luan Wood com o maior somatório nas suas duas melhores ondas da primeira semifinal da categoria Júnior.
A galera também teve a oportunidade de conhecer, testar e acompanhar a produção da prancha de surfe ecológica, feita de garrafas pet. A prancha foi desenvolvida pelo surfista e shaper Jairo Lumertz, com o objetivo de conscientizar pela a preservação dos ambientes, por meio da sustentabilidade. O espaço para esses projetos é uma iniciativa da Fecasurf em parceira com a Oceano e o Projeto Keep the Ocean Blue.
A próxima etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador acontece nos dias 18 e 19 de maio em Laguna, Sul do estado.
O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano, Mormaii, Costão do Santinho, Spyder Surf Boards, Dalila Têxtil, o co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Prefeitura Municipal Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, o apoio da Cia Wax, Doca’s Restaurante, Papa Pizza, Lambada de Frutas, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf Ingleses e Santinho.
Ranking Catarinense Fecasurf 2013
Open Fábio Carvalho, 3458 pontos
Júnior Luan Wood, 3600
Mirim Gustavo Ramos, 3800
Iniciantes Matheus Herdy, 4000
Infantil Matheus Herdy, 4000
Feminina Marina Resende, 3458
Deficientes Auditivos Sérgio Renato, 3620
Master Álvaro Bacana, 3458