O ubatubense Matheus Toledo, líder do ranking do Maresia Paulista Surf Pro 2010, classificou-se às oitavas-de-final da segunda etapa do circuito, que teve início na última quinta-feira na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Clique aqui para ver o vídeo
O mesmo aconteceu com o segundo colocado, Robson Santos, de São Sebastião (SP). Os dois adaptaram-se bem às ondas de meio metro e boa formação e não tiveram dificuldades para vencer suas respectivas baterias.
Na manhã desta sexta-feira, último dia da etapa, Matheus Toledo enfrenta o carioca Léo Neves, o gaúcho Robson Gobatto e Luan Carvalho, da Praia Grande. Já Robson Santos tem pela frente o pernambucano César Aguiar e os “locais” de Ubatuba Gustavo Henrique e Edgley Santos.
“Está todo mundo quebrando e não vai ser fácil vencer, mesmo eu conhecendo bem as ondas de Itamambuca”, avalia Matheus Toledo, que ganhou a prova de abertura realizada em junho, no Guarujá (SP).
Nesta quinta-feira, o filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo somou 14.50 em 20 possíveis para avançar às oitavas-de-final junto com Léo Neves.
Jackson Santos, de Bertioga, e Luciano Bruller, de Caraguatatuba, foram eliminados. Robson Santos, segundo colocado no Guarujá, obteve somatória de 11.27. A outra vaga ficou com Edgley Santos e os desclassificados foram Caio Ibelli, do Guarujá, e Beto Mariano, de Santa Catarina.
O catarinense Rafael Becker foi um dos destaques entre os surfistas vindos de outros estados. Quarto colocado na primeira etapa, ele encara nesta sexta-feira o guarujaense Caio Faria, o baiano Alandreson Martins e o ubatubense Isaias Silva.
“Quero fazer um bom campeonato, é claro. Mas, na real, justamente por não pontuar no ranking paulista, estou torcendo para que o Matheus (Toledo) seja campeão”, declara Becker.
Dos três integrantes da equipe Maresia inscritos nesta segunda etapa, dois continuam na briga pela vitória: o carioca Gustavo Fernandes e Flávio Nakagima, da Praia Grande.
O único eliminado, ainda na primeira fase, é o baiano Marco Fernandez. “O saldo está positivo, com uma bela apresentação do Naka”, avalia o team manager da marca Christiano Spirro.
O “Japonês Voador” classificou-se ao somar 13.04 pontos e garantir o primeiro lugar na bateria. Nesta sexta, Nakagima encara nas oitavas-de-final o potiguar Danilo Costa, o ubatubense Giovanni Ferreira e Alex Ribeiro, de Peruíbe.
“Quero conseguir um bom resultado e ir para a última etapa com chances de brigar pelo título”, afirma Nakagima.
Gustavo Fernandes, campeão brasileiro de 2008, está escalado para a última das duas baterias da segunda fase que não foram realizadas nesta quinta-feira. Os adversários no terceiro round são o ubatubense Saulo Júnior, campeão paulista de 2008; João Santana, também de Ubatuba, e o alagoano Tânio Barreto.
A terceira e decisiva etapa do Maresia Paulista Surf Pro 2010 acontece sábado e domingo, quando serão conhecidos o campeão profissional de São Paulo na temporada e também os classificados para disputar a elite do Circuito Brasileiro em 2011.
Segundo a Federação Paulista de Surf (FPS), organizadora do circuito, as 96 vagas abertas foram preenchidas por representantes de nove estados.
O campeão do circuito – independente do estado de origem – recebe uma viagem para Punta Hermosa (Peru), oferecida pela Nias Tur, além de R$ 3 mil, cortesia da rede de lojas Surf Trip.
O prêmio da Tent Beach – outra parceira da Maresia na realização do campeonato – para o campeão paulista é uma moto zero quilômetro. Vale lembrar que em todas as etapas é promovido o Overboard Air Show, competição paralela em que o autor da manobra aérea mais extrema ganha R$ 1 mil.
A disputa é transmitida ao vivo pelo site da Maresia.
Ranking do Maresia Paulista Surf Pro 2010 depois de uma etapa
1 Matheus Toledo – 1.000 pontos
2 Robson Santos – 910
3 Emerson Silva – 860
4 Rafael Becker (SC) – 670
5 Saulo Júnior – 610
5 Miguel Pupo – 610
7 Igor Morais – 555
7 Antônio Eudes – 555