Billabong XXL

Maya é casca-grossa

Maya Gabeira é nomeada big rider do ano pela segunda vez consecutiva

Maya Gabeira já recebeu o prêmio por duas vezes consecutivas. Foto: Frank Quirarte.

A big rider carioca Maya Gabeira é a representante da bandeira verde-amarela no Billabong XXL Global Big Wave Awards 2009, maior premiação de ondas grandes do mundo, que acontece todos os anos na Califórnia (EUA).

 

Ela, que completa 22 anos no próximo dia 10 de abril, já venceu a categoria Billabong Girls Best Overall Performance Award – Melhor Performance Feminina, por dois anos consecutivos. Agora sua disputa é contra a americana Jamilah Star e a argentina Mercedes Maidana.

 

Maya concorre ao prêmio com uma bomba estimada em 25 pés (7,5 metros), surfada em Phantoms, Oahu, Hawaii. O registro foi feito pelo cinegrafista Carlos Sanfelici.

 

Os grandes finalistas das categorias masculinas foram anunciados no último dia 25 de março. Ao todo foram 550 inscrições de fotos e vídeos com ondas nos principais points de surf ao redor do mundo, como África do Sul, Austrália e Estados Unidos.

 

A nona edição do evento premia os atletas que surfaram as melhores e maiores ondas do ano. Os vencedores serão anunciados em uma festa no próximo dia 17 de abril, que rola no Groove Theater em Anaheim, Califórnia. A premiação total a ser dividida é de US$ 130 mil.

 

Pela primeira vez, desde que o Billabong XXL começou a ser disputado, os brasileiros estão de fora da lista de finalistas nas categorias masculinas. Este ano, os australianos são a maioria na disputa pelo prêmio. Entre os 18 atletas que estão na final, seis são da Austrália.

 

O fotógrafo paulista Fred Pompermayer participa mais uma vez e representa a nação brazuca com fotos de bombas registradas na Califórnia e Tahiti.

 

Entre diversas categorias, a principal é a de ?Melhor Onda do Mundo?. O escolhido que apresentar a melhor performance capturada em vídeo leva o maior prêmio: US$ 50 mil.

 

O evento terá transmissão ao vivo no site Billabong Pro.

 

Colaborou Karol Lopes.

 

Leia mais

 

Pompermayer representa o Brasil

 

Exit mobile version