Tow-in

Maya fratura nariz no Rio

t

Eraldo Gueiros e Maya Gabeira antes de uma sessão de treinos no Rio. Foto: Arquivo Pessoal Maya Gabeira.

Maya Gabeira, bicampeão mundial do XXL Big Wave Awards, acidentou-se na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro, quando participava de mais um treino de tow-in com o big rider Eraldo Gueiros na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

 

A dupla treinava na altura do Postinho, em ondas de até 1,5 metros, quando Maya foi atingida pela prancha no nraiz depois de não conseguir completar um tubo em uma esquerda muito cavada, logo na segunda onda da sessão.

 

?Tínhamos acabado de entrar no mar e eu estava pilotando o jet. Coloquei a Maya na segunda onda, uma esquerda perfeita, bastante cavada, fiquei na expectativa atrás da onda quando vi que ela estava pedindo ajuda com um dos braços levantados?, relatou Eraldo depois do acidente.

 

Ainda segundo Eraldo, quando se aproximou de Maya, a big rider pediu ajuda dizendo que estava em dificuldades. ?Fica firme! Fica firme! Gritei com ela, já que vinham mais duas ondas e eu não poderia efetuar o resgate naquele momento?, explicou Eraldo.

 

Gueiros fez uma manobra rápida com o jet para chegar novamente ao lado de Maya. ?Segurei-a pelo braço e a coloquei em cima do jet. Por sorte, estávamos bem próximos ao posto do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Pilotei o jet rapidamente para a areia e pedi ajuda aos guarda-vidas”, disse o big rider.

 

Eraldo exaltou bastante o serviço de resgate do G-Mar carioca. “A ajuda chegou muito rápido e o serviço de salvamento foi supereficiente. Maya foi levada ao posto do grupamento coberta com uma manta térmica – já que sua pressão arterial estava muito baixa – teve o sangue do corte no nariz estancado, foi colocada no soro com medicamento para dor e conduzida pela ambulância a um hospital de emergência nas proximidades”, disse.

 

Depois do acidente, Eraldo levantou uma questão muito séria em relação ao surf rebocado. ?A experiência é vital em uma situação como essa que passamos hoje. Tenho mais de dez anos de tow-in com meu parceiro Burle, mas hoje pude perceber mais uma vez que é fundamental a utilização de equipamentos de segurança, como um eficiente colete flutuador que ature o peso do corpo e nos mantenha boiando de cabeça para cima quando estamos dificuldades, como aconteceu com a Maya hoje?, informou.

 

Sem dúvida alguma, a experiência e o conhecimento de Eraldo Gueiros no tow-in, pilotando o jet e efetuando o resgate corretamente no tempo certo, foi primordial para que Maya pudesse ser socorrida com rapidez e segurança depois do acidente.

 

A big rider passa bem, apesar de ter sofrido um considerável corte e uma fratura no nariz. Maya deve passar por exames clínicos nas próximas horas para avaliar a necessidade de uma nova cirurgia, já que não é a primeira vez que quebra o nariz durante o surf.

 

Mas pelo que tudo indica, Maya voltará à ativa muito em breve para fazer o que mais gosta: surfar as maiores ondas nas mais temidas bancadas do planeta. Aguarde mais notícias em nossas próximas atualizações.

 

Fonte Carlos Burle.com

Exit mobile version